Câmara terá quatro mulheres vereadoras para a próxima legislatura

A FolhaBV as entrevistou sobre as expectativas para o mandato e como avaliam a presença das mulheres na política

Dos 23 vereadores eleitos neste domingo, 15, quatro são mulheres, duas delas concorreram pela primeira vez a um cargo eletivo. A FolhaBV as entrevistou sobre as expectativas para o mandato e como avaliam a presença das mulheres na política.

ALINE REZENDE (PRTB)

Aline Rezende (PRTB) tem 41 anos, e foi eleita com 1.625 votos para o seu terceiro mandato

“Esta foi a eleição mais difícil que já participei. Primeiro, em razão da pandemia, e também pelo elevado número de candidatos, pois foram 220 a mais em comparação com a eleição anterior. E ainda, o elevado número de pessoas que se abstiveram de votar por razões diversas, tonando essa a eleição mais disputada que já vi”, disse Aline Rezende.

A vereadora disse que neste mandato irá continuar o trabalho quem vem desenvolvendo. “Vamos continuar nosso trabalho de fiscalização e apresentando projetos e indicações”, acrescentou a vereadora.

Aline Rezende destacou a necessidade de mais mulheres na política. “Nessa nova legislatura seremos quatro mulheres na Câmara Municipal. Uma mulher a mais do que nesta legislatura que se encerra, porém é uma representação ainda pequena. Precisamos ter mais mulheres na política”, finalizou.

JULIANA GARCIA (PSD)

Juliana Garcia (PSD) tem 30 anos e foi eleita com 1.273 votos

“Foi a primeira campanha política que enfrentei na minha vida e, como sempre falava para as pessoas, eu sabia que seria um desafio e, realmente foi. Mas eu não podia mais ficar na minha zona de conforto, vendo as coisas erradas acontecerem na política e continuar de braços cruzados, então resolvi encarar de frente”, disse Juliana.

De acordo com Juliana Garcia a disputa não foi fácil. “Não foi uma campanha fácil, afinal, eram 600 candidatos concorrendo a 23 vagas. Me armei de coragem, força, amigos, família e pessoas que queriam mudança e fui. Graças a Deus deu tudo certo e conquistamos nosso espaço. Vou arregaçar as mangas e trabalhar muito pelos mais de 400 mil habitantes de Boa Vista”, contou a vereadora eleita.

Sobre as expectativas para o mandato, Juliana disse que são as melhores possíveis.

“Boa Vista está precisando muito de vereadores que sejam porta vozes das pessoas e isso eu vou ser. Implantarei o gabinete itinerante e estarei nos bairros levantando as demandas e levando à câmara municipal e à prefeitura, para que a solução dos problemas chegue mais rápido. Sei que dá para fazer um bom trabalho por nossa população e isso eu vou fazer”, acrescentou.

Em relação à presença de mulheres na política, Juliana lamentou que apenas quatro tenham sido eleitas.

“Sou adepta de mais mulheres na política porque somos mais de 50% da nossa população e está na hora de ocuparmos os espaços de decisão. Nossa sensibilidade e nosso olhar diferenciado sobre determinadas situações, nos tornam mais resolutivas e nossa força é inegável. Uma pena que apenas quatro mulheres foram eleitas para a câmara de vereadores de Boa Vista, mas estou imensamente grata e feliz por ser uma delas”, finalizou.

TUTI LOPES (PL)

Tuti Lopes (PL) tem 36 anos e foi eleita com 1.363 votos a seu primeiro mandato como vereadora

“Foi um pleito dificílimo para todo mundo pelo momento atípico que a gente está enfrentando por isso parabenizo todos que participaram. Percebemos que o diferencial seriam as propostas apresentadas e entender a sua dificuldade e os anseios. Nossa caminhada foi voltada para isso, ouvir para chegar à Câmara e exercer nosso mandato”, disse Tuti.

Tuti citou a importância da participação da sociedade no trabalho da Câmara Municipal. “Acredito em uma câmara mais participativa onde a população tenha um acesso maior a figura do vereador, onde ele esteja de fato mais próximo da população acompanhando a prestação dos serviços públicos”, acrescentou.

A vereadora eleita disse acreditar que unidas, as mulheres eleitas possam trabalhar pautas em comum. “Não atingimos a expectativa quanto a um maior numero de mulheres atuando na política através de mandato eletivo e acredito que mesmo que sejamos apenas quatro, ainda possamos fazer um bom trabalho voltado para pauta que são importantes para nós mulheres e como a saúde, educação e as ações sociais”, finalizou.

REGIANE MATOS (MDB)

 Regiane Matos (MDB), tem 39 anos e foi eleita com 1.186 votos para eu primeiro mandato como vereadora

“Foi uma campanha difícil, mas feita com muita responsabilidade e compromisso, mostrando as minhas propostas, mostrando o trabalho que já existe. Pois nós já temos um trabalho para mostrar, que é realizado na Unidade de Saúde Aygara Motta, no Cidade Satélite, voltado para a promoção da saúde das pessoas, na educação e no social”, disse Regiane.

A vereadora eleita, afirmou que irá inovar na Câmara. “Lutando pelos interesses da população e apoiando as ações da Prefeitura”, afirmou.

Regiane citou a força e a sensibilidade das mulheres e a importância delas na política. “Precisamos ter mais mulheres na política e as mulheres também precisam se impor. Mas já termos mulheres eleitas, é uma vitória, uma demonstração que a população acredita na força, sensibilidade e garra da mulher para trabalhar em prol da nossa população”, finalizou.