Confira ao vivo auditoria de urnas eletrônicas

Três urnas estão sendo auditadas em votação paralela e outras três serão verificadas a integridade dos sistemas segundo o TRE; a auditoria pode ser acessada pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=Us8X4CXhm74

Foram sorteadas as seções eleitorais que estão sendo auditadas pela Justiça Eleitoral durante a realização do segundo turno em Boa Vista, que ocorre neste domingo, dia 29.  Os trabalhos da auditoria são públicos e podem ser acompanhados por qualquer interessado e está sendo transmitido ao vivo pelo canal do TRE Roraima no YouTube no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=Us8X4CXhm74.

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realizou o sorteio em cerimônia em que participaram representantes do Ministério Público e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de representantes de partidos e candidatos. O sorteio ocorreu nesse sábado, dia 28.

O processo de auditoria da votação, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) é feito de duas formas. Uma confere o funcionamento das condições normais de uso da urna e a outra verifica a autenticidade e a integridade dos sistemas instalados.

As três urnas que foram sorteadas para a votação paralela são das escolas Professora Conceição da Costa e Silva, no bairro Senador Hélio Campos, na São Vicente Paula, do São Vicente, e da escola Pastor Fernando Grangeiro de Menezes, no bairro Caranã.

A auditoria é simultânea à eleição oficial, quando  é servidores convocados simula a votação nessas urnas eletrônicas, no horário das 7h às 17h, com a utilização de cédulas impressas que foram previamente preenchidas por partidos políticos.

Durante o dia são feitos votos em candidatos oficiais, em legendas de partidos, em branco e nulos, bem como lançadas algumas justificativas. Tudo no intuito de simular com a maior precisão possível o que ocorre numa seção eleitoral oficial.

AUDITORIA DE INTEGRIDADE

O segundo procedimento será realizado, no segundo turno, em três seções das escolas Maria de Lourdes Neves, no Pintolândia, da Delacir Melo Lima, Centenário, e na escola Ulysses Guimarães, no bairro Dr Sílvio Botelho.

Nessa auditoria se confere a autenticidade e integridade das urnas. No dia da eleição, antes de iniciar a eleição e de ligar a urna, um juiz eleitoral, representantes e fiscais dos partidos e o presidente da mesa receptadora farão a conferência do equipamento, observando o número do jogo de lacre da urna com os constantes do extrato da carga.

Quando a urna for ligada os auditores conferem os dados exibidos na tela para conferir com o extrato. Uma via do relatório é impresso e assinado pelo juiz eleitoral e pela autoridade designada para conduzir a auditoria, pelo presidente da mesa e pelos representantes das entidades presentes.

Desde 2002, a Justiça Eleitoral realiza esse procedimento para testar a segurança e a precisão na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica. Os procedimentos de auditoria verificam a confiabilidade do sistema de votação eletrônica, de modo a promover a transparência do processo eleitoral e assegurar o livre exercício da cidadania.

Fonte: TRE-RR