Equipe de segurança nas eleições contará com mais de 1.480 pessoas

TRE-RR receberá apoio de membros da Aeronáutica, Exército Brasileiro, PF, PRF, PMRR, Polícia Civil, Detran, Bombeiros e GCM

Com a proximidade do pleito eleitoral de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) promoveu uma coletiva de imprensa online nesta sexta-feira, 06, onde prestou maiores informações sobre a preparação para as eleições. Na questão da segurança, a informação é que terá 1.482 pessoas atuação no combate à irregularidades e na manutenção da integridade dos eleitores.

O relato é que o apoio de segurança terá membros da Aeronáutica, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Boa Vista atuem no dia 15 de novembro, durante o primeiro turno das eleições.

O juiz auxiliar da Presidência do TRE-RR, Eduardo Dias, explica que a polícia já fez um mapeamento dos pontos onde a segurança será reforçada, seja por conta da característica geográfica ou de demanda populacional. 

“Pacaraima é um ponto conhecido, que exige uma atenção especial. Boa Vista por conta do maior eleitorado e os demais pontos, as forças policiais vão fazer um trabalho em algum ou outro aspecto. Felizmente, em boa parte do Estado não temos nenhum incidente que justifique uma atuação mais acentuada”, informou.

O diretor-geral do TRE-RR, Adriano Nogueira, ressaltou ainda que nas reuniões pontuais com as forças policiais ficou decidido que a fiscalização caberia à polícia em caso de eleitores desobedecendo as regras, como a não utilização da máscara, obediência ao distanciamento e a preferência do voto aos idosos nas primeiras horas pela manhã. “É proibido o eleitor votar sem máscara.  Os eleitores, os candidatos, fiscais de partido e colaboradores devem observar as regras essenciais para a manutenção da saúde. Então, a fiscalização será por conta das forças policiais, para o cumprimento da resolução dessa forma”, pontuou.

Informações foram prestadas durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (Foto: Reprodução TRE-RR)

O presidente do TRE-RR, desembargador Leonardo Cupello ressaltou que as eleições foram mantidas mesmo em tempo de pandemia para poder manter o exercício da democracia. “É elegendo os nossos representantes e sendo eleitos, que mantemos a democracia. Eles representam a continuidade política do nosso país, do nosso Estado e dos nossos municípios. É vital para o nosso desenvolvimento social e econômico”, frisou. “Todos juntos realizando o mesmo ideal: a evolução. E nós iremos fazer, mesmo estando em uma pandemia”, complementou.

Leia mais: