Ex-adjunta da Seapa lidera pesquisa para Prefeitura de Baliza

Em São João da Baliza os candidatos são: Dra. Lucivânia Rodrigues (PSC), Edinon Araújo (PSB), Luiza Maura (SD) e Washington Medeiros (PSD)

A primeira pesquisa eleitoral com índices de intenção de votos para a Prefeitura de São João da Baliza foi divulgada nesta segunda-feira, 19. A primeira colocada é a candidata do Solidariedade, Luiza Maura (SD), ex-secretária adjunta da Agricultura.

A pesquisa foi aplicada pelo Instituto do Norte de Opinião Publica e Estatística (Inope) e registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) sob o nº RR-00369/2020. Foram entrevistadas 200 pessoas entre os dias 14 e 15 de outubro. 

Segundo o Inope a pesquisa possui nível de confiança de 95% e margem de erro de 6,93% para mais ou para menos, sendo de iniciativa do instituto. Em São João da Baliza os candidatos são: Dra. Lucivânia Rodrigues (PSC), Edinon Araújo (PSB), Luiza Maura (SD) e Washington Medeiros (PSD).

Na pesquisa de intenção de voto estimulada, quando são apresentados, ao entrevistado, opções de candidatos, Luiza Maura (SD) foi a mais citada com 47,52%, seguida por Medeiros (PSD), com 30,20%.

METODOLOGIA – A pesquisa utiliza um método quantitativo probabilístico e seleção aleatória da unidade amostral pelo método de amostragem. Em um primeiro momento, foi realizado o sorteio da residência e em um segundo estágio, foi feita a seleção aleatória, de uma única pessoa, dentro desta residência. A pesquisa foi realizada 100% em residências. 

PERFIL DO ENTREVISTADO – Foram entrevistados 200 moradores do Setor 1, Setor 2, Setor 3 e Setor 4, na zona urbana do município. Entre a população jovem entrevistada, de 16 anos e 20 anos, 5% são do sexo masculino e 4% são do sexo feminino.

Entre 21 anos a 34 anos, 17% dos entrevistados são do sexo masculino e 17% são do sexo feminino. De 35 anos a 59 anos, 23% são do sexo masculino e 20% do sexo feminino.

Entre os entrevistados com 60 anos ou mais, 8% dos entrevistados são do sexo masculino e 6% do sexo feminino. Os cálculos são baseados no número de eleitores de São João da Baliza, conforme dados do TRE-RR.

Confira as demais porcentagens que cada candidato obteve no levantamento:

Estimulada

Votos Válidos

Na pesquisa, Luiza Maura (SD) tem 51,33% dos votos válidos, contra 32,62% de Medeiros (PSD). De acordo com a legislação brasileira, votos válidos são todos aqueles registrados para um candidato na urna eletrônica, ou seja, brancos e nulos não contam. Na pesquisa, os indecisos também são excluídos. 

Percepção da vitória nas eleições para prefeito

Ao questionar os entrevistados, de forma estimulada, sobre quem eles consideram que possui maior chance de vencer as eleições municipais de São João da Baliza, independente do voto deles, Luiza Maura (SD) foi a mais citada com 52,48%, seguida por Medeiros (PSD), com 25,25%.

Leia mais: