Foco é construir novas unidades de saúde e instalar quatro UPA's

Uma das prioridades de gestão do candidato Ottaci Nascimento (SD), caso eleito, é a ampliação da cobertura de atendimento

O partido Solidariedade oficializou a candidatura do deputado federal Ottaci Nascimento e da deputada estadual Lenir Rodrigues (Cidadania) para concorrer a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) nas eleições deste ano. Em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 27, o parlamentar afirmou que caso eleitos, a gestão deverá ampliar o número de unidades básicas de saúde e horário de atendimento.

O parlamentar focou principalmente nos planos da gestão, caso eleito, para a saúde municipal. Para Ottaci, a pandemia demonstrou a fragilidade do serviço de saúde em Boa Vista e a necessidade de implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Capital, com horário de atendimento ampliado.

“Tudo isso nos fez entender que a saúde do nosso município precisa de remédio, o quanto está defasada. Enquanto deputado federal havíamos discutido várias vezes a situação de não termos uma UPA e entendemos que é necessário” disse. 

A intenção de Ottaci, caso eleito, é a implantação de quatro UPA’s funcionando 24h em Boa Vista e quase o dobro de unidades básicas de saúde. “São 34 postos de saúde, precisamos de 56 unidades. Precisamos triplicar o número de equipes de saúde da família que tem uma cobertura de apenas 48%. Precisamos levar essa cobertura para 100% e voltar com o atendimento do médico da família. Temos que voltar com o que é mais precioso para a população: saúde e dignidade”, disse.

O candidato declarou ainda que o serviço de atenção básica é essencial para prevenir doenças que, caso agravadas, podem resultar em vítimas. Citou, como exemplo, índices de mulheres com câncer do colo de útero na Capital.

“Em 2013 nós tivemos cinco óbitos decorrente do câncer do colo do útero. Em 2019 esse número aumento 500%, foram para 30 mulheres. Todos sabemos que se a doença identificada na base, precocemente, tem cura. O que é bom precisa ser melhorado e expandido. Mas o que não existe, nós vamos criar”, disse.

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA – Ottaci também comentou a respeito da distribuição de água na Capital. Atualmente o serviço é ministrado pela Companhia de Água e Esgoto (Caer) frente à uma concessão feita com a Prefeitura de Boa Vista. O contrato, no entanto, deve se encerrar até o ano que vem.

Para o deputado, a questão precisa primeiro ser discutida com a população para depois ser definida, para que não aconteça o mesmo erro que ocorreu com a Roraima Energia.

“Nós tivemos um exemplo prático do que é privatizar o serviço público, que foi a própria Roraima Energia. Até que ponto trouxe melhorias para o cidadão? De que forma beneficiou o povo? Quando falo que é preciso diálogo é com a população e com os poderes. Precisamos entender o que é melhor para depois tomar uma decisão. No primeiro momento descarto a privatização antes de fazer um estudo de impacto”, disse Nascimento.