Justiça Eleitoral realiza geração de mídias das urnas eletrônicas

Nos dias 03 e 04 de novembro, ocorrerá a carga e lacre das urnas eletrônicas

A Justiça Eleitoral realiza amanhã, quinta-feira (29/10), a partir das 9 horas, na sala de reuniões do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), localizada no segundo andar do prédio, os procedimentos de geração de mídias das 1.346 urnas eletrônicas disponibilizadas para as eleições gerais de 2020.

Neste pleito, 342.651 eleitores estão aptos a votar nas 1.111 seções eleitorais existentes, distribuídas em 309 locais de votação, em oito zonas eleitorais que abrangem os 15 municípios do Estado.

Conforme explicou o coordenador de logística e soluções corporativas do TRE-RR, Fábio Barros, a geração de mídias consiste em armazenar nos flashs cards (cartões de memórias) os sistemas de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores com nome e número do título.

No procedimento são utilizadas as seguintes mídias: cartões de memória de carga, cartões de memória de votação, memória de resultado e cartões de contingência. Após a geração de mídias, ocorre o procedimento de carga, que significa transferir para as urnas os dados inseridos nos cartões de memória.

As memórias de votação ficam em compartimento lacrado na urna e guardam as informações da votação. Por fim, a memória de resultado é aquela na qual, após o fechamento da seção, é gravado o resultado da votação e enviado para a totalização.

 “Os técnicos da Justiça Eleitoral executam todos os procedimentos com atenção redobrada. É um serviço criterioso e de fundamental importância onde não pode haver erros. O número da seção, a data e hora devem ser informados corretamente à urna eletrônica para que não ocorram imprevistos no decorrer da eleição”, disse Barros.

As atividades podem ser acompanhadas por representantes de partidos, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil de Roraima. O processo marca o fechamento do sistema de registro de candidaturas (Foto: Divulgação)

Segundo a legislação, irão para as urnas candidatos com os registros deferidos e também os indeferidos com recurso, pois até a decisão final do processo, estes ainda estão aptos a fazer campanha.

Nos dias 03 e 04 de novembro, ocorrerá a carga e lacre das urnas eletrônicas de todas as Zonas Eleitorais do interior (2ª, 3ª, 4ª, 6ª, 7ª e 8ª). Já as Zonas Eleitorais da capital receberão carga e lacre nos dias 05 e 06 de novembro. 

Leia mais :

Publicidade