PRIMEIRO VOTO: 'Quero uma cidade melhor para todos', diz estudante

"É importante que os jovens que estão iniciando a sua vida adulta cumpram os seus deveres como cidadãos, assim como os políticos devem cumprir os seus como representantes do povo"

A estudante Camilla Cunha, de 19 anos, conta que faz questão de votar não só porque é obrigatório na sua idade, mas porque ela acredita que dessa forma estará fazendo seu papel de cidadã.

“Nas eleições de 2018 eu estava com 17 anos, mas não me sentia preparada para votar, apesar de ter em mente o candidato que gostaria que ganhasse. Mas hoje em dia eu vejo a importância do voto para que tenhamos uma cidade melhor”, explicou Camilla.

“A política está em tudo que envolve o interesse social (Foto: Arquivo pessoal)

A jovem diz que exercer a cidadania, por meio do voto, é uma parte importante para o processo democrático. “No passado muitas sociedades negavam o direito de voto para muitas pessoas, baseadas na etnia ou por conta do sexo. Então votar não é somente uma obrigação é, principalmente, um direito conquistado com muita luta. Portanto, não deixe de votar com seus 16 ou 17 anos, escolha contribuir na mudança da realidade em que você vive”, ressaltou a estudante.

Camila acha que a política está em tudo que envolve o interesse social. “Eu sei que a maioria dos jovens não gosta de política, porque considera o assunto chato e difícil, porém eu vejo que as pessoas que estão no poder não querem que a gente goste de política, porque aí não ficamos sabendo das coisas erradas que eles fazem e assim eles continuam no poder”, enfatizou Camilla.

Segundo ela, é importante que os jovens que estão iniciando a sua vida adulta cumpram os seus deveres como cidadãos, assim como os políticos devem cumprir os seus como representantes do povo.

“Acho importante que todos busquem conhecer os candidatos que pretender eleger e analisar se as suas propostas de trabalho são possíveis de fazer, pois sabemos que existem propostas que muitos candidatos prometem que não são possíveis de fazer, por isso que é importante fazer seu voto consciente para que a gestão pública do nosso estado melhore”, finalizou.