PT Nacional determina retirada de apoio ao Solidariedade em RR

O partido cita ainda que o PT de Boa Vista apoiará a chapa majoritária encabeçada por outro pré-candidato

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) se pronunciou contra o apoio à candidatura do Ottaci Nascimento (Solidariedade) para a Prefeitura de Boa Vista, em Roraima. A medida acontece após a convenção partidária do Solidariedade e Cidadania na noite de ontem, 15, evento que contou com a presença do deputado estadual Evangelista Siqueira, presidente do PT em Roraima. Na ocasião, Evangelista citou apoio à Ottaci.

O documento encaminhado pelo PT Nacional tem como objetivo invalidar o encontro municipal que decidiu pelo apoio à candidatura do Solidariedade e, em consequência, anular parcialmente a Convenção Municipal realizada pelo Diretório Municipal excluindo o PT da chapa majoritária que tem como candidato a prefeito o deputado federal Ottaci Nascimento, ficando mantida apenas a chapa proporcional.

O partido cita ainda que o PT de Boa Vista apoiará a chapa majoritária encabeçada pelo vereador Linoberg Almeida (Rede).

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores nomeou ainda uma comissão especial composta por três membros do partido que terá poderes para efetivar a decisão contida nesta resolução, podendo realizar a Convenção Oficial e todos os encaminhamentos legais para o efetivo registro das chapas majoritárias e/ou proporcional, inclusive, com poderes para nomear delegados perante a Justiça Eleitoral.

MOTIVAÇÃO – A Comissão Executiva Nacional do PT ressaltou ainda que só apoia a construção de alianças com PCdoB, PSOL, PDT, PSB, Rede, PCO e UP. A Presidência Nacional do PT disse ainda que tentou diversas tratativas junto à direção estadual de Roraima e à municipal do PT em Boa Vista, para a construção de uma candidatura alinhada ao polo progressista.

Disse também que a aliança do PT de Boa Vista com o Solidariedade não foi referendada pela Comissão Executiva Nacional, de acordo com o previsto no Procedimento extraordinário para Definição de Candidaturas, aprovado pelo Diretório Nacional do PT em 29 abril 2020.

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com o deputado estadual Evangelista Siqueira e aguarda retorno.

PT terá maior período eleitoral em período de campanha

A aliança entre os partidos, além de configurar uma união entre os eleitores, também altera o período de campanha da propaganda eleitoral no rádio e televisão. O Partido dos Trabalhadores, por exemplo, é o que possui o maior tempo disponível para o pleito eleitoral deste ano.

Confira a tabela