Roraima tem baixo índice de violência política no primeiro turno

Estado registrou apenas um caso, junto com o Amazonas e o Piauí

Durante o primeiro turno das eleições foram registrados 114 casos de violência relacionados ao pleito, incluindo casos de ameaças, ofensas, agressões, tentativas de homicídio e assassinatos. No entanto, Roraima teve uma baixa participação no ranking nacional, tendo registrado um caso de agressão no primeiros 15 dias de novembro.

A informação é de acordo com levantamento inédito realizado por nove veículos independentes de jornalismo no Brasil, sendo eles, Agência Pública, Amazônia Real, Gênero e Número, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo, Portal Catarinas, Projeto #Colabora, Agência Saiba Mais e Plural.

O estudo aponta que houve, em média, um episódio de violência política a cada três horas nos primeiros 15 dias de novembro no país. A região Nordeste foi a que teve mais casos de violência ligados à eleição, com 38 registros. 

Em seguida vem o Sudeste, com 32 casos. A região também registrou o maior número de tentativas de homicídio relacionadas à política, sendo 15 no total. Seis delas, só no estado do Rio de Janeiro. No Sul foram registrados 16 casos de violência política, 15 no Norte e 13 no Centro-Oeste.

A maioria dos casos é de violência física: 95 no total. Foram 53 agressões, 41 atentados ou tentativas de assassinato e um assassinato. Também foram contabilizados 37 casos de violência psicológica ou moral e 16 de violência patrimonial. O consórcio de veículos contabilizou ainda oito relatos de violência contra mulheres, quatro agressões contra agentes públicos, como mesários e fiscais do TRE, e sete casos de violência contra jornalistas.

POR ESTADO – Os estados com baixos índices de violência política foram Roraima (01), Amazonas (01) e Piauí (01). Em seguida aparecem Ceará (03), Espírito Santo (03), Goiás (03), Maranhão (04), Mato Grosso do Sul (04), Pará (04), Rondônia (04) e Santa Catarina (04).

Na sequencia aparecem Alagoas (05), Rio Grande do Norte (05), Tocantins (05), Mato Grosso (06), Paraíba (06), Paraná (06), Pernambuco (06) e Rio Grande do Sul (06).

Os estados com maiores índices são São Paulo (14), Bahia (08), Rio de Janeiro (08) e Minas Gerais (07). 

Tabela de violência política (Foto: Levantamento consórcio de veículos independentes)

Leia mais: