Saiba quem pode ser mesário e quais são as vantagens

Em Roraima, 4.444 irão atuar nos 15 municípios

A pandemia do novo coronavírus já levou a diversas mudanças de planos para as eleições 2020, incluindo o adiamento das datas do primeiro e do segundo turnos para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente.

De acordo com Randerson Aguiar, presidente da Comissão de Treinamento de Mesários do TRE-RR, esse ano existem dois diferenciais para quem será mesário durante as eleições: o treinamento on-line – que é feito à distância, que visa a segurança do mesário e o presencial – que acontece em função de dificuldades com a internet.

“Em todas as modalidades de treinamento, a nossa grande preocupação, além da parte operacional com a urna eletrônica, está sendo a divulgação da importância dos equipamentos de proteção, do comportamento do mesário com relação aos eleitores e aos colegas de seção, a manutenção do distanciamento social e o cumprimento de todas as orientações sanitárias, que visam preservar a saúde de colaboradores e eleitores”.

Randerson Aguiar destaca que a Justiça Eleitoral em Roraima, ainda está precisando de mesários para as eleições 2020. Os interessados em participar voluntariamente podem se inscrever no programa nos cartórios eleitorais de suas cidades ou preencher um cadastro em www.tre-rr.jus.br/eleitor/canal-do-mesario.

Os mesários constituem a maior força de trabalho de uma eleição e são colaboradores essenciais no processo eleitoral. Em Roraima, 4.444 irão atuar nos 15 municípios para garantir o direito de os cidadãos escolherem seus representantes com tranquilidade. Somente em Boa Vista, serão 2.632 mesários em 658 seções.

Quem pode ser Mesário?

Qualquer eleitor maior de 18 anos em situação regular perante a Justiça Eleitoral pode ser escolhido para ser mesário.

Quem NÃO pode ser mesário?

Os candidatos e seus parentes, até o segundo grau, ainda que por afinidade, inclusive o cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; e funcionários do serviço eleitoral.

Vantagens

O mesário não é remunerado. Ele recebe auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições, e tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado na função; dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral; preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital); e crédito de 30 horas de atividades complementares ao universitário da UERR, Estácio Atual, Fares, Cathedral e Claretiano.

Leia mais: