Seis municípios de Roraima não tem candidatas à prefeita

Participação de mulheres na disputa pelas prefeituras de Roraima corresponde somente a 19,6% do total de candidatos

A participação de mulheres na disputa pelas prefeituras de Roraima corresponde somente a 19,6% do total de candidatos. O índice fica um pouco maior quando se trata de vice-prefeitas, com um percentual de 31,8%.

As informações estão de acordo com avaliação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a instituição, o Estado conta com 66 candidaturas para as prefeituras dos 15 municípios. 

Dos 66 registrados, 53 são candidatos à prefeito e 13 são candidatas à prefeita. Já no caso dos vices, os municípios contabilizam 45 candidatos à vice-prefeito e 21 candidatas à vice-prefeita.

O destaque fica para os municípios de Alto Alegre, Cantá, Caroebe, Iracema, Pacaraima e Rorainópolis que não contam com nenhuma candidata à prefeita, somente concorrentes do sexo masculino.

Os municípios do Cantá, Pacaraima e São Luiz não tem nenhuma candidata mulher para a Prefeitura, nem enquanto prefeita e nem como vice-prefeita.

DADOS GERAIS – Roraima conta com 1.847 inscritos, mas com a renúncia de um candidato que concorria ao cargo de vereador pelo partido Solidariedade, no município de São João da Baliza, agora são 1.846 participantes do pleito eleitoral 2020.

Entre candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, 35,5% são mulheres, o que representam 656 candidatas. Os homens são maioria, com 1.190 candidatos, ou seja 64,5%.

Das candidaturas femininas, 13 delas são para prefeita; 21 para vice-prefeita e 622 para vereadora. No caso dos homens, são 53 candidaturas para prefeitos, 45 para vice-prefeitos e 1.092 para vereadores.

Confira a tabela com dados dos prefeitos