TRE-RR nega que eleitores não podem votar em horário preferencial

O período das 07h às 10h é liberado para todos os eleitores, independente da idade, respeitando apenas a prioridade para os idosos acima de 60 anos

O Tribunal Superior Eleitoral de Roraima (TRE-RR) negou a informação falsa de que eleitor com menos de 60 anos não poderá votar no horário preferencial, das 7h às 10h, no dia das Eleições. O período é liberado para todos os eleitores, independente da idade, respeitando apenas a prioridade para os idosos.

Segundo o TRE-RR, a informação incorreta está circulando nas redes sociais, principalmente no WhatsApp. A imagem supostamente ligada ao TRE-RR diz que nas novas regras das eleições 2020 só poderão votar as pessoas maiores de 60 anos no horário preferencial, das 07h às 10h. A fake news inclusive utiliza da marca do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do slogan “#SeuVotoTemPoder” para dar a impressão de que se é uma informação verdadeira.

O TRE-RR ressaltou que de acordo com a orientação do Tribunal Superior Eleitoral, no Plano de Segurança Sanitária das Eleições 2020, este horário é preferencial para os idosos mas não impede que os eleitores de todas as idades possam votar no mesmo período.

“Ou seja, nenhum eleitor será impedido de votar das 7h às 10h, devendo apenas respeitar a prioridade estabelecida pelo TSE para os idosos”, completou a instituição.

Imagem falsa atribuída ao TRE em Roraima (Foto: Divulgação)

Leia mais: