TRE explica como estão preparativos para o 1º turno

As seções e os 309 locais de votação para o 1º turno serão preparados um dia antes das eleições, no sábado, 14

As eleições municipais de 2020 serão diferenciadas por conta da pandemia da Covid-19. São vários protocolos que devem seguidos para dar segurança aos eleitores, candidatos e os agentes públicos que trabalham no processo eleitoral.

Em Roraima são 1.111 seções e os 309 locais de votação para o 1º turno serão preparados um dia antes das eleições, no sábado, 14, conforme informou o juiz auxiliar da presidência do TRE/RR, Eduardo Dias.

“O TRE/RR já recebeu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seis toneladas com equipamentos de proteção individual (EPIs) para os mesários das Eleições Municipais. Entre esses materiais estão máscaras, álcool em gel e líquido para atender tanto os colaboradores quanto os eleitores, além dos adesivos para a marcação das filas”, explicou.

A limpeza do local ficará por conta dos responsáveis das instituições utilizadas no dia das eleições, que devem entregar o local em condições de uso. Mas os adesivos que indicam o distanciamento social serão fixados no chão no domingo, antes de abrir os portões e iniciar o pleito.

O controle na entrada das escolas para evitar aglomerações será feito pela Polícia Militar (PM). Dias informou que o TRE não pediu apoio da Força Nacional, somente do Exército, que vai auxiliar com uma aeronave no deslocamento para as áreas de difícil acesso.

O juiz Eduardo Dias disse que o horário de 7h às 10h é preferencial para a votação dos idosos (Foto: Ascom/TRE-RR)

PRIORIDADE

Para evitar aglomerações, além do horário de votação ter sido ampliado, iniciando às 7h para encerrar às 17h, os eleitores com mais de 60 anos receberão tratamento diferenciado. Como são prioridades, devem votar, preferencialmente, das 7h às 10h.

O juiz ressaltou que nesse período os eleitores abaixo de 60 anos não serão impedidos de votar, mas terão que aguardar, necessariamente, até que todos os idosos votem. “Após às 10h, os eleitores acima de 60 continuarão tendo preferência, mas deixam de estar à frente dos demais grupos preferenciais previstos em lei”, detalhou.

COLA

Com o objetivo de tornar o processo mais rápido, o TRE/RR orienta que cada eleitor leve a “cola eleitoral” com os números dos candidatos anotados. Sugere que na cola conste primeiro o do vereador, com cinco números, e depois para prefeito, com dois números, conforme ordem da votação na urna.

PROTEÇÃO

É obrigatório o uso da máscara em todas as seções eleitorais para poder votar e durante a permanência do eleitor nos locais de votação. Aconselha-se ao não levar crianças. Como medida sanitária, não será colhida a biometria no dia da votação. Recomenda-se que o eleitor leve a própria caneta para assinar o caderno de votação. Mas é claro, se não tiver caneta, será disponibilizada uma devidamente higienizada.

DOCUMENTOS

Se não tiver o título, o eleitor poderá votar somente com um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, passaporte ou carteira nacional de habilitação). Mas fique atento porque as certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Para quem fez a biometria, também será aceito como documento oficial com foto para votar o e-Título. Para ter acesso ao e-Título basta baixar o aplicativo gratuitamente no Google Play Store e Apple Store e preencher com os dados relativos a identidade pessoal.