TSE desmente suposta fraude e anulação do primeiro turno

Mensagens falsas circulam em redes sociais e afirmam que as eleições do último domingo, 15, foram anuladas

O Tribunal Superior Eleitoral emitiu uma nota de esclarecimento nesta sexta-feira, 20, informando que são falsas mensagens que circulam em redes sociais e afirmam que as eleições do último domingo, 15, foram anuladas em algumas cidades por suspeita de fraude na urna eletrônica.

Segundo o TSE, nunca houve constatação de fraude em resultados desde o início do uso das urnas eletrônicas em 1996. A instituição informa ainda: a urna não tem conexão com a internet nem via bluetooth, o que já elimina possibilidade de ataque por hackers.

O procedimento de carga e lacre das urnas eletrônicas podem ser acompanhadas por representantes de partidos, coligações, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil de Roraima, imprensa e o público interessado. 

Com relação à possível quebra de segurança, o TSE reforça que a urna eletrônica possui mais de 30 camadas de proteção encadeadas para dificultar a fraude; que há lacres de segurança que mostram qualquer tentativa de violação; e que antes das eleições, as urnas são expostas a hackers e especialistas que queiram testar sua segurança.

Por fim, o órgão legislador ressalta que ao final da votação, o resultado de cada urna é impresso em cinco vias – uma delas fixada na própria seção eleitoral – e qualquer cidadão pode ter acesso por meio do BU (boletim de urna) divulgado no site do TSE ou mediante pedido ao juiz eleitoral. O resultado divulgado pode ser comparado com os boletins impressos.

Leia mais: