Voluntários das eleições reclamam de demora em receber auxílio

Um dos voluntários, que atuou como técnico de urnas, disse a equipe de reportagem que apenas um dia do 1º turno foi pago pelo TRE

Pessoas que trabalharam voluntariamente durante as eleições junto ao Tribunal Regional de Roraima (TRE), procuraram à FolhaBV para relatar a demora que estão enfrentando para receber o auxílio alimentação que deve ser pago pelo órgão.

Um dos voluntários, que atuou como técnico de urnas, disse a equipe de reportagem que apenas um dia do 1º turno foi pago pelo TRE. “Trabalhamos no dia 14, 15, 28 e 29 e recebemos apenas pelo dia 15. Fizemos um trabalho voluntário e esse auxílio era para a nossa alimentação, e até hoje não foi pago”, contou.

De acordo com o analista judiciário do TRE-RR, Armado Nahmias, explicou que diversas situações, tem impedido que alguns voluntários recebam o benefício.

“O acordo fechado com o Banco do Brasil estipula um procedimento com diversos prazos e requisitos a ser observados. Somente pode ser efetuado o pagamento de valores a colaboradores que tenham sido nomeados até o dia 02/11 no primeiro turno e até o dia 27/11 no segundo turno. Todos os que foram nomeados após esse período devem receber até o dia 07 de dezembro”, explicou.

“Entretanto, antes de efetuar o pagamento, por segurança, o TRE deve conferir se o mesário efetivamente trabalhou no dia e efetuar os ajustes de frequência. Ademais, muitos colaboradores esqueceram de registrar sua frequência na urna no dia da eleição, o que faz com que o sistema indique que não compareceram e, portanto, impede o recebimento do benefício. Por isso, é necessário cautela para que não haja pagamentos equivocados”, acrescentou Nahmias.

Ainda de acordo com o analista, também houveram cadastros equivocados. “Diversos colaboradores foram cadastrados equivocadamente e por isso o pagamento não foi enviado para o Banco do Brasil. São colaboradores que deveriam ter recebido no sábado, mas a zona não informou corretamente essa circunstância”, comentou.

De acordo com Armando, até o momento, dos 6.685 pagamentos enviados ao Banco do Brasil, 4.361 benefícios já foram resgatados, 1.611 estão disponíveis, sete foram bloqueados por erro de senha. Além disso, 706 mesários que não registraram frequência na urna no primeiro turno tiveram o benefício cancelado.

“Nesta terça-feira, 1º, foram enviados ao Banco do Brasil, pagamentos para mais de 700 beneficiários”, finalizou.