Política

Cidadania emite nota de pesar pela morte de líder indígena macuxi

A morte de José Adalberto da Silva ocorreu na última quinta-feira (9), devido a complicações ocasionadas pela Covid-19

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, lamentou o falecimento do líder indígena de Roraima e secretário de Assuntos Indígenas de Pacaraima-RR, José Adalberto da Silva, aos 61 anos. A morte ocorreu na última quinta-feira (9) devido complicações ocasionadas pela Covid-19.

Freire destacou a atuação de Adalberto pelas causas indígenas, sobretudo em defesa da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

A presidente do Cidadania de Roraima, a deputada estadual Lenir Rodrigues, também expressou os seus sentimentos pela morte de Adalberto. Em nota, a parlamentar ofereceu condolências à família em nome de todos os integrantes do partido no estado.

“Zé Adalberto foi o precursor dos trabalhos de formação do Conselho Indígena de Roraima (CIR). Ele foi um prestador de serviços de políticas públicas, tanto que trabalhou no Ministério da Justiça em Brasília, onde sempre lutou para que os projetos chegassem até as comunidades. Uma experiencia de vida pública fantástica. Nós do Cidadania agradecemos os serviços prestados por ele, e que esse legado sirva de exemplo, de lição para gerações futuras, na valorização das comunidades indígenas de Roraima”, comentou a deputada Lenir.

José Adalberto fazia parte da etnia Macuxi e da comunidade Enseada, na região Serras. Antes de se tornar secretário, foi tuxaua e articulador nacional das causas indígenas. Trabalhou no Ministério da Justiça, em Brasília, e desenvolveu diversos projetos no Brasil e em outros países.

Nota de pesar

Em meu nome pessoal, e em nome do nosso Partido, transmito, com pesar, a notícia do falecimento, ocorrido nesta quinta-feira (9), à noite, no Hospital Geral de Roraima, do líder indígena e integrante do Cidadania, José Adalberto Silva, vitimado por complicações da Covid-19.

José Adalberto Silva sempre mostrou liderança em defesa das causas indígenas, estando sempre na linha de frente pela defesa da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Era uma pessoa essencial no processo de fortalecimento do Cidadania em Roraima, mostrando empenho e determinação na defesa de nosso partido.

O Cidadania oferece suas condolências à esposa, filhos e amigos nesse momento de dor. Desejamos paz para seus familiares e para todos que tiveram o privilégio de com ele conviver.

Brasília, 11 de julho de 2019

Roberto Freire

Presidente do Cidadania 23″