Cotidiano

Damares quer diminuir índices de sub registros de nascimento

Ação quer aumentar localidades em que registro civil de nascimento é feito dentro do estabelecimento de saúde que realizam partos

A ministra Damares Alves quer diminuir a taxa de sub-registro de nascimento, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Com essa proposta, ela participou da solenidade de entrega de duas vans para a Defensoria Pública de Roraima nesta segunda-feira, 26.

A ação faz parte do Programa de Fomento à Implantação de Unidades Interligadas de Registro Civil.

“Nossa meta é aumentar localidades em que registro civil de nascimento é feito dentro do estabelecimento de saúde que realizam partos. Queremos ganhar um Prêmio Nobel com essa ação. Queremos que o direito ao nome e o reconhecimento da inclusão em uma família se tornem realidade na vida de todas as crianças brasileiras”, enfatizou a ministra da pasta, Damares Alves.

Durante a solenidade, o governador Antonio Denarium ressaltou a parceria do Governo do Estado com o Ministério da Mulher.

“O projeto “Vans dos Direitos” tem o objetivo de promover assistência jurídica, judicial e extrajudicial, de forma gratuita e integral para chegar a quem precisa” relatou.

O defensor público-geral, Stélio Dener, afirmou que os serviços ocorrerão semanalmente nos bairros mais distantes do Centro.

“Hoje nós estamos colhendo avanços do Governo Antonio Denarium, essa é mais uma conquista que a população ganha. Com toda certeza, a Defensoria estará mais equipada para levar o melhor atendimento possível aos assistidos. As vans são equipadas com motor de luz,  internet, ar condicionado e dois balcões de atendimento cada” finalizou.