Política

Deputado Neto cobra medicamentos para o Hospital Coronel Mota

Conforme relatos, faltam remédios para o tratamento e acompanhamento psiquiátrico

Muitos pacientes têm reclamado da falta de medicamentos para o tratamento e acompanhamento psiquiátrico no Hospital Coronel Mota, localizado no Centro da Capital. O deputado estadual Neto Loureiro (PMB), cobrou celeridade ao Governo do Estado, indicação 808/20, para a aquisição destes remédios.

“Os cidadãos precisam de atendimento adequado na saúde, principalmente os mais carentes, que não têm condições financeiras. Pessoas que sofrem com transtornos mentais graves precisam seguir com rigor as prescrições médicas e para isso precisam das medicações”, explicou o parlamentar.

Segundo ele, a presente medida pode evitar problemas ainda mais graves. “Quando os remédios estão disponíveis e são tomados de forma correta e regular, há melhorias nos sintomas da doença, reforçando o estado de saúde”, explicou Neto.

Conforme relato de alguns pacientes, que preferiram anonimato, a direção do hospital informou que não há previsão para a disponibilização de medicamentos como cloridato de venlafaxina, carbonato de lítio e hemifumarato de quetiapina, que são utilizados para este tipo de tratamento.

Especialistas afirmam que sem os antidepressivos, os indivíduos passam por situações que os levam ao pronto-atendimento, há mais hospitalizações e também um agravamento da depressão. “É inadmissível que os roraimenses fiquem sem amparo. Espero que o Governo atenda a nossa solicitação o mais rápido possível”, finalizou o deputado.

DADOS – De acordo com dados do Ministério da Saúde, 3% da população (5 milhões de pessoas) necessita de cuidados contínuos devido a transtornos mentais graves e persistentes. E 9% precisam de atendimentos eventuais relacionados a transtornos menos graves, totalizando 12% da população geral do país, cerca 20 milhões de pessoas.

*Com informações da Ascom Deputado Estadual Neto Loureiro (PMB), jornalista Berto Batalha