Política

Vereadores se articulam para escolha da nova Mesa Diretora

Os vereadores do Partido Republicanos, ítalo Otávio, Sandro Baré, Gabriel Mota e Pastor Manoel Neves entraram em consenso sobre apoio a Idázio da Perfil.

A FolhaWeb conversou, nessa quarta-feira (2), com o vereador Ítalo Otávio (Republicanos), que adiantou já haver uma articulação na Câmara Municipal de Boa Vista para a eleição da Mesa Diretora, para o biênio 2021-2022.

Ítalo contou que não descarta a possibilidade de formar uma chapa mas enxerga no Vereador Idázio da Perfil uma boa opção. “O perfil dele é exatamente o que eu procuraria em um Presidente. Alguém que fez uma campanha sólida, que agrega”.

Ele revelou que se reuniu com os demais vereadores do PR, Sandro Baré, Gabriel Mota e Pastor Manoel Neves e que há um consenso entre eles. “Deveremos apoiar o Idázio nesta eleição”.

Entenda como é feita a eleição

No primeiro dia de cada legislatura (o 1º de janeiro logo após as eleições municipais), os vereadores se reúnem para eleger a Mesa Diretora da Câmara para o mandato de dois anos que começará logo após essa eleição.

A eleição da Mesa deve acontecer por chapa, completa ou não, inscrita até a hora da eleição por qualquer vereador.

É assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação na Câmara. A votação é aberta, por voto da maioria dos membros da Câmara.

A importância da Mesa Diretora

A Mesa Diretora é composta por um presidente, vice-presidentes, secretários e suplentes.

Os integrantes são eleitos de acordo com o regimento interno. E uma das principais funções da Mesa Diretora é definir qual projeto de lei vai ou não vai ser votado em plenário.

Os eleitos são responsáveis também pela administração da Câmara Municipal. Eles decidem, por exemplo, quando haverá concurso público na Câmara.

A Mesa Diretora faz a gestão do orçamento da Câmara e analisa os processos disciplinares contra os vereadores.