Política

Agricultura familiar, educação e saúde são prioridades, diz prefeita

Eronildes Gonçalves teve 64,73 % de aprovação na sua gestão

Na rodada de entrevistas da FolhaBV com os prefeitos de Roraima, hoje  temos a participação da prefeita de Mucajaí, Eronildes Gonçalves, que na pesquisa de opinião pública feita pelo Instituto Inope, teve a gestão do município aprovada com 64,73%.

1- A que atribui a aprovação dos moradores da cidade?

Eronildes – Fico feliz muito feliz com a avaliação das pessoas. Na minha gestação priorizei três metas: agricultura familiar, educação e a saúde e foram elas que me fizeram chegar a esse porcentual. Porque quando se fala em saúde, em uma gestão municipal com pouco recurso, arrecadação escassa, acabamos sobrevivendo apenas de FPM [Fundo de Participação do Municípios] e ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação]. Isso sem deixar de levar em consideração o grande volume de demandas.

São muitas as dificuldades, mas podemos constatar que alcançamos muitos resultados. Nesse inverno rigoroso por exemplo, nenhuma vicinal ficou ilhada, podemos andar perfeitamente em nossas estradas. E a nossa educação, que tanto prezamos e acompanhamos de perto, mesmo com a pandemia, os professores pegavam as vicinais a dentro, para levar alfabetização a quem de fato precisa.

2 – Qual sua missão para os próximos três anos?

Eronildes – Nosso foco é continuar dando prioridade para a saúde, educação, agricultura familiar, cultura, enfim, todas as áreas importantes para a nossa população.

3- O que espera do próximo governador?

Eronildes – Eu espero que as coisas mudem, porque nesta gestão a nossa prefeitura não tem apoio nenhum. Inclusive, a gente sofre porque os convênios da saúde estão ligados ao estado. Por exemplo, para manter os serviços do Samu, o governo federal arca com 50%, já o município fica com 25% e os outros 25% é o governo do estado. Posso afirmar, que desde 2017 o governo estadual não faz nenhum repasse, então quem acaba tendo que arcar com esse investimento é a prefeitura de Mucajaí. Mas graças a Deus, não abaixamos a nossa cabeça e o serviço tem sido mantido para atender nossa população.

Hoje o governo estadual deve na faixa de R$ 1,5 milhão para Mucajaí. Espero sinceramente que o próximo governo olhe mais para os municípios.