Política

Após acidente com Marília Mendonça, projeto pede sinalização de torres

Diante da possibilidade de uma linha de transmissão de energia, que estava sem sinalização, ter causado o trágico acidente, o senador Telmário Mota apresentou o projeto

O acidente aéreo que vitimou em 5 de novembro, em Minas Gerais, a cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas, motivou o senador Telmário Mota (PROS) a propor regras mais rígidas para a sinalização de linhas aéreas de transmissão de energia.

Diante da possibilidade de uma linha de transmissão de energia, que estava sem sinalização, ter causado o trágico acidente, o senador apresentou projeto de lei (PL 4009/2021) que estabelece critérios mais rígidos para esse tipo de estrutura.

“No dia 5 de novembro de 2021 o Brasil amanheceu mais triste. Um acidente aéreo dilacerou as famílias da cantora Marília Mendonça e dos outros quatro tripulantes. Como senador da República, o que posso fazer nesse momento de consternação, é propor regras para proteger os brasileiros de presenciarem ou de serem vítimas de evento futuro da mesma natureza”, justificou o senador.


Destroços do avião que caiu com a cantora e mais quatro pessoas (Foto: Divulgação)

Entre as exigências citadas no projeto, estão a de que os suportes das linhas de transmissão deverão ser sinalizados com pintura em cores que possibilitem ao piloto de aeronave identificá-los apropriadamente.

O projeto exige também que as linhas de transmissão deverão utilizar esferas com cores de advertência de forma a permitir a sinalização para o tráfego aéreo em suas adjacências.