Aprovado projeto que visa impulsionar turismo pela observação de aves - Folha de Boa Vista
EM RORAIMA
Aprovado projeto que visa impulsionar turismo pela observação de aves
Projeto institui 25 de abril como Dia Estadual de Observação de Aves
Por Folha Web
Em 01/12/2021 às 14:00
Em Roraima estão 57% das aves encontradas na Amazônia, com mais de 830 espécies registradas (Foto: J.Pavani)

O dia 25 de abril deve ser instituído como Dia de Observação de Aves em Roraima. O Projeto de Lei 102/2021, apresentado pela deputada Lenir Rodrigues (CIDADANIA) com esta proposta, foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira, 1º, na Assembleia Legislativa, e agora depende de aval do Poder Executivo para virar lei.

De acordo com a parlamentar, a medida busca movimentar a economia local por meio do turismo, considerando que no Estado estão 57% das aves encontradas na Amazônia, com mais de 830 espécies registradas.

Ao defender a proposta, a autora explicou que a observação de aves já é destaque em Roraima, quando o assunto é ecoturismo e turismo de aventura no Norte do Brasil. A intenção com a proposta é impulsionar a prática.

“Esse projeto aparentemente é simples, mas tem um impacto na economia do nosso Estado. Em Roraima temos muitas aves e a atividade de observação da fauna é um caminho, uma ferramenta para fomentar o turismo no nosso Estado”, disse.

O projeto foi protocolado no mês de maio e levou em consideração vantagens que diferenciam esta modalidade de ecoturismo de outras categorias, como o impacto mínimo ao meio ambiente e às culturas locais, propiciando benefício econômico sustentável. 

Entre as áreas propícias para observação está a região das Serras, que possui grande diversidade de aves consideradas endêmicas da região, em altitudes superiores a 900 metros, na Serra do Tepequém, no Amajari, e na fronteira com a Venezuela, em Pacaraima, regiões que podem ser beneficiadas com o projeto de lei. 

25 DE ABRIL - Lenir Rodrigues explicou que o dia 25 de abril é uma referência ao período de reprodução de duas espécies símbolo de Roraima: a garça (que consta no brasão do estado de Roraima) e o galo-da-serra (ave símbolo do estado). Além disso, o mês de abril é marcado pelo período de reprodução destas aves, momento ideal para a prática da observação dessas e de várias espécies do estado.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
7
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!