Política

Atuação da PMBV precisa ser descentralizada, diz José Haroldo

Avaliação é que Prefeitura de Boa Vista precisa atuar e oferecer serviços nos bairros mais afastados e não só no centro da cidade

Considerando a proximidade do processo eleitoral, a Rádio Folha entrevista os pré-candidatos à Prefeitura de Boa Vista (PMBV). Neste domingo, 19, o programa Agenda da Semana conversou com o ex-presidente do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper), José Haroldo Campos (PSD). As perguntas são as mesmas para todos os entrevistados.

Na ocasião, José Haroldo discutiu os pontos já definidos da sua pré-candidatura, como o plano de gestão, as coligações entre partidos, o que considera os principais problemas da Capital e o combate à corrupção.

Coligações

Eu sou pretenso pré-candidato. O PSD ainda não lançou oficialmente, mas eu sou o nome mais cotado para assumir esse cargo. O partido deve anunciar nos próximos dias.

Critério ideológico

A gente procura sempre se aliar com quem possui a mesma maneira de pensamento e de trabalho. Somos políticos que pretendemos não nos aliar à grupos políticos que já estejam no cenário roraimense há muito tempo. Pretendemos seguir uma linha de trabalho mais independente e pessoas alinhadas com o pensamento de promover uma política de mudança.

Efetivação da candidatura

Já estou fazendo um trabalho muito forte em rede social. Nesse momento é o melhor ambiente que se pode trabalhar a pré-candidatura por conta do isolamento social. O anúncio oficial só será feito daqui à alguns dias, possivelmente no início de agosto. 

Partidos aliados

Ainda estamos em conversas. Temos alguns partidos que são simpáticos a aderir à minha pré-candidatura. Mas até, por uma questão estratégica, eu não posso revelar neste momento. 

Adiamento das eleições

Acredito que estamos passando por um momento que ninguém nunca passou, pelo menos nas últimas gerações. Várias pessoas perdendo seus entes queridos. Se as eleições não tivessem sido adiadas, nós estaríamos agora fazendo já as convenções nas antigas datas. E não há clima para se falar em política, por isso concordo com o adiamento. Foi uma decisão acertada.

Nova realidade

Estamos prontos para essa nova realidade. Essa pandemia vai tornar essa campanha em uma situação muito diferente, voltada para as redes sociais. Mas, acredito que não vai haver essas grandes reuniões enquanto não se achar uma vacina. A rede social vai ganhar uma importância muito grande, por isso é importante também o combate às fake news. Não podemos deixar de fazer o trabalho de conversa com as pessoas domiciliarmente, sem aglomerações.

Covid-19

Objetivo principal seria preservar as vidas, promovendo isolamento social. Teria feito diferente a questão do controle do comércio. Acredito que o comércio semi-aberto ou com controle de acesso fosse o ideal. A economia sofreu muito nesse momento, mas claro que é preciso ter um equilíbrio melhor garantindo a saúde da população.

Problemas principais da Capital

Acredito que o mais urgente é fazer o plano diretor da cidade de Boa Vista. O município não possui esse planejamento e precisamos realizar esse plano para que embase as ações do gestor que está à frente da Prefeitura. Acredito que outro desafio vai ser descentralizar esse urbanismo e os serviços da Prefeitura. para deixar de atender somente o centro da cidade, mas também os bairros mais afastados. A PMBV vai gastar R$ 275 milhões com urbanismo e R$ 234 milhões com a saúde no orçamento de 2020. Mesmo gastando mais, verificamos que há muitos problemas na infraestrutura, principalmente na periferia.

Sistema de saúde

Está na hora do município também assumir a responsabilidade dos atendimentos de alta e média complexidade. Não falo em UPA, mas acredito que um Hospital Municipal tiraria um pouco a responsabilidade do Estado.  

Melhoria da economia

O Governo Federal está tentando fomentar a volta do comércio através de auxílios, mas acredito que existe uma demanda reprimida muito grande. Será necessário um incentivo aos comerciantes, principalmente ao pequeno e médio que são os que mais sofreram durante essa recessão. Vamos sofrer em 2020 os reflexos, mas acredito que em 2021 os cenários vão ser melhores para todos.

Prioridades

A primeira prioridade é o plano diretor, seguido da descentralização da urbanização. Também a instalação de um hospital municipal. Sabemos que a educação municipal é boa, mas precisamos melhorar o que já existe. Além de otimizar a gestão, utilizar melhor o recurso e o orçamento do município, entregando um melhor serviço para a população. Um diálogo com o Governo do Estado sobre o recapeamento e destrancar os gargalos no trânsito, em especial a partir da Avenida Venezuela. Temos projetos que vão trazer um trabalho especial para os idosos, mães, gestantes, jovens e crianças. Queremos montar mais um centro de atendimento para crianças com deficiência. Verificamos que muitas famílias, por conta do deslocamento, não conseguem dar prosseguimento ao atendimento da criança.

Denarium e Bolsonaro

Eu participei do grupo de secretários do governador Antonio Denarium. Fui presidente do Iper nesses últimos 18 meses. Ele me deu a oportunidade de mostrar o meu trabalho. Me descompatibilizei por que existe a real chance de sair como pré-candidato. Agora o governador já deixou bastante claro que não vai apoiar ninguém no primeiro turno. Ideologicamente o nosso partido é de centro-direita, mas temos uma atuação no Congresso Nacional votando os projetos do presidente Bolsonaro, as pautas que podem melhorar a vida do brasileiro.

Corrupção

Nos casos de corrupção a gente conta com a ajuda do Ministério Público Estadual e Federal. A identificação de qualquer problema tem que ser relatado imediatamente aos órgãos fiscalizadores. Acho que cabe ao gestor identificar, relatar aos órgãos fiscalizadores por que eles são os responsáveis por investigar e a justiça, cabe julgar.

Ponto crítico

A questão da urbanização é o maior ponto crítico, principalmente nesse período chuvoso. As ruas alagadas, muitas pessoas reclamando. Falta uma solução para isso principalmente nos bairros mais asfaltados. Falta um atendimento maior. Essa é a maior negligência da atual gestão.

Qual o maior desafio?

Não sabemos o cenário econômico que vamos encontrar no ano que vem. Talvez ocorra uma queda na arrecadação e a Prefeitura tenha que abrir mão de algum tipo de recurso para a retomada da economia. Então, vai ser um desafio para o próximo gestor: manter o que já é bom e melhorar o que tem que ser melhorado.