Audiência Pública irá abordar prevenção ao suicídio na câmara - Folha de Boa Vista
CÂMARA MUNICIPAL
Audiência Pública irá abordar prevenção ao suicídio na câmara
Dia 10 de setembro é lembrado como Dia Mundial de Combate ao Suicídio
Por Folha Web
Em 10/09/2021 às 06:00
Entre as atividades será realizada uma audiência pública nesta sexta-feira, 10, Dia Mundial de Combate ao Suicídio (Foto: Divulgação)

Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa, a instituição vai realizar uma programação Setembro Amarelo, voltada conscientização sobre a importância do apoio às pessoas acometidas pela depressão e como forma de prevenção para evitar o aumento nos casos de suicídio.

Entre as atividades, será realizada uma audiência pública nesta sexta-feira, 10, Dia Mundial de Combate ao Suicídio, com participação de psicólogos, assistentes sociais, militares, representantes de entidades de classe que atuam como voluntários ajudando as famílias e pessoas acometidas pelas crises de depressão e outros transtornos, além de representantes da sociedade em geral.

Segundo o presidente da Câmara, é fundamental que todos se unam nessa causa, pois diante de um cenário global sob a forte realidade ascendente de doenças psicossociais (depressão, síndrome do pânico, ansiedade, entre outras, que agrava ainda mais devido à crise do novo coronavírus, pois as medidas cientificas para contenção da disseminação viral e suas variantes, como por exemplo o distanciamento social gerou o bônus em dar suporte ao SUS – Sistema Único de Saúde que foi colapsado, mas gerou o ônus na tensão das doenças psicossociais fazendo infelizmente o aumento no índice de suicídio no mundo.

“Apesar de nossa cidade ser considerada modelo em políticas públicas na focalização na infância o que é louvável, existem muitos casos de suicídio e tentativas ainda na infância, mas executar ações de prevenção, são primordiais para gerar bem-estar-social e qualidade de vida de pacientes e familiares”.

Genilson Costa relata que o infortúnio do suicídio é um fenômeno social, cujo os números assustam, a pandemia dificultou a realização de estudos estatísticos, mas o que se tem até então é que no mundo a cada 35 segundos uma pessoa tenta ou comete suicídio o que podem chegar à 1 milhão de óbitos por ano.

O Brasil é o 8º país do mundo com índice suicida são mais de 10 mil casos anualmente e Roraima é o segundo estado brasileiro que mais vive essa tragédia social. Daí a importância do Poder Público se aliançar à sociedade e demais instituições para fortalecer as ações nesse Setembro Amarelo.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
1
1
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!