Política

Audiência discute criação da Microrregião do Santa Cecília

Evento ocorrerá nesta quinta-feira, 06, a partir das 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima

Uma audiência pública será realizada na manhã desta quinta-feira, 06, a partir das 10h, para discutir a criação da Microrregião de Interesse Comum do Distrito Cidade Santa Cecília, localizado no município do Cantá, região Centro-Leste do Estado.

A proposta está prevista no Projeto de Lei nº 042/19, de autoria do deputado Renato Silva (Republicanos). A criação da microrregião não desmembraria o Distrito do município do Cantá, mas permitiria que a Prefeitura de Boa Vista participe do Planejamento Integrado de Desenvolvimento Econômico, Social e Territorial Sustentável, Saneamento Básico, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Habitação da localidade.

Conforme prevê o Projeto, a microrregião do Santa Cecília será inserida na programação das atividades, a cargo da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento em conjunto com as Prefeituras de Boa Vista e Cantá, com a finalidade de aplicação dos recursos financeiros, constantes das Leis Orçamentárias Estadual e Municipais.

Para o deputado Renato Silva, a ideia é amenizar os problemas sociais existentes no Santa Cecília. “Queremos ampliar as políticas públicas que favoreçam a todos os moradores com a possibilidade de um desenvolvimento político-social maior, tendo em vista a pouca estrutura do município de Cantá em relação ao município de Boa Vista, que está mais próximo da localidade”, disse.

O parlamentar enfatizou que os moradores sofrem há anos com a falta de serviços básicos como coleta de lixo, mobilidade urbana, segurança pública, dentre outros. “Grande parte das pessoas que habitam a Vila, trabalham ou estudam ou exercem alguma atividade na cidade de Boa Vista, devido a sua proximidade territorial, e muitos sofrem por questão de não ter linha de ônibus que atenda a sua demanda, por exemplo”, frisou.