Política

Bairros periféricos precisam ser cuidados, diz Shaolyn

Presidente estadual do PMN, Shaolyn Gomes também defende o incentivo aos atletas de Boa Vista

Considerando a proximidade do processo eleitoral, a Rádio Folha entrevista os pré-candidatos à Prefeitura de Boa Vista. Neste domingo, 12, o programa Agenda da Semana conversou com o o presidente do Partido de Mobilização Nacional, Shaolyn Gomes (PMN). As perguntas são as mesmas para todos os entrevistados.

Na ocasião, Shaolyn discutiu os pontos já definidos da sua pré-candidatura, como o plano de gestão, as coligações entre partidos, o que considera os principais problemas da Capital e o combate à corrupção.

Coligações

Estamos conversando com vários partidos que estão sem pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista. Com as eleições prorrogadas, teremos mais tempo para fazer essas alianças. 

Critério ideológico

Não existe critério ideológico. Apenas em busca de um partido que não seja envolvido em atos ilícitos e atos de corrupção, que busquem uma melhor qualidade de vida para a população. 

Efetivação da candidatura

A pré-candidatura já está bem consolidada. A cúpula da estadual e municipal do PMN decidiu, em votação, que eu seria o pré-candidato. Agora nós estamos esperando a pré-convenção, para começar o trabalho à todo vapor.

Partidos aliados

Nós temos alguns partidos que estamos nos aliando, mas não vou poder revelar o nome das siglas. Quando montamos uma estratégia, alguns partidos tentam interromper esse acordo. Mas temos três a cinco partidos que estamos nos aliando. 

Adiamento das eleições

Estava torcendo por isso. Esse é um momento delicado. Não acho certo colocar a vida das pessoas em risco por conta das eleições. 

Nova realidade

Com a pandemia, estamos nos preparando para essa campanha de uma forma mais acessível e mais barata. Estamos preparando nossos pré-candidatos para a utilização das redes sociais de uma forma certa, respeitando as diretrizes da lei. Acho que estamos preparados. 

Covid-19

Primeira coisa que precisava ser feita era adotar as medidas de prevenção. A doença se combate com prevenção. Muitas vidas poderiam ter sido salvas se as medidas fossem adotadas antes. Aumentaria o número de profissionais de saúde, os verdadeiros heróis, para dar assistência à população e criar medidas de prevenção, para evitar cuidar das pessoas doentes lá na frente.

Sistema de saúde

Boa Vista é uma das poucas capitais do Brasil que não tem UPAS. Temos unidades de saúde, mas não atendem a demanda. Concordo com a ideia de criação e um hospital municipal. Precisamos de uma maternidade infantil, postos funcionando 24h. Rorainópolis já tem um hospital e vai ter uma maternidade e o município não é do mesmo tamanho de Boa Vista. As unidades do Estado estão sobrecarregadas. Se o município tivesse facilitaria muito a vida do cidadão.

Problemas principais da Capital

Um dos principais problemas em Boa Vista é a questão da corrupção. Falta de geração de emprego, saúde, infraestrutura, saneamento básico. As ruas e avenidas da nossa Capital. A iluminação. Boa Vista é uma das mais bonitas do norte, mas ela é bonita no centro. A infraestrutura nos bairros mais nobres é maravilhosa, mas em compensação, na periferia, as pessoas sofrem por falta de coisas simples. Isso tudo tem que mudar. Além disso, temos que criar mecanismos para fazer que a habitação seja desenvolvida e impedir os problemas das invasões. A população de Boa Vista precisa ser olhada, os bairros periféricos precisam ser cuidados.

Melhoria da economia

Precisamos tirar a dependência das pessoas da economia do contracheque. Temos vários projetos para levar dignidade da vida das pessoas, sem precisar da interferência política.

Prioridades

Uma das prioridades é a geração de emprego e renda. Não posso explanar muito sobre o que vamos fazer antes das convenções, mas nós temos sim projetos voltados à economia municipal para que possamos fazer o dinheiro circular dentro do município. Outro ponto seria a saúde, com esse problema do coronavírus, com a construção de unidades e investimento em equipamentos e de profissionais; saneamento básico, trânsito, transporte público, infraestrutura nos bairros periféricos, segurança e esporte. O esporte está praticamente abandonado. A Vila Olímpica funciona hoje como secretaria e nós temos a condição de exportar atletas para o Brasil e para o mundo.

Denarium e Bolsonaro

Até dois meses atrás era servidor do Estado, fui diretor da Casa do Cidadão atuando na assistência à sociedade. Isso foi em razão de indicação do governador Antonio Denarium. Não somos aliados partidários, mas não somos adversários. A nossa ligação é boa. Em 2018, votei em Jair Bolsonaro. O partido tem um acesso ao pessoal da presidência. 

Corrupção

Todo e qualquer servidor ou empresário parceiro, aliados políticos, todos esses serão analisados a questão da corrupção. Vai ser considerado como um crime hediondo no governo. Desvio de valor de merenda, de gasolina. Pode até acontecer, mas vai ser tratada da forma mais ríspida possível. Não vai ser admitido falcatrua nenhuma.

Ponto crítico

Ponto mais fraco é a saúde. Como toda essa experiência à frente da Prefeitura de Boa Vista, acredito que poderia ter sido feito mais do que foi feito, no combate ao coronavírus. Também acho que poderia ter sido adotado o fechamento do comércio de outra forma, com um estudo e organizado, alternando os comerciantes. Não fechar totalmente.

Qual o maior desafio?

O maior desafio é a questão financeira do município depois dessa pandemia, com o fechamento do comércio. Outro problema é o combate ao coronavírus. Por fim, a vontade política. O prefeito eleito precisa ter uma linha de raciocínio acompanhado com a Câmara Municipal, para não barrar os projetos que são essenciais para a população.