Política

Boa Vista registra novas desistências de pré-candidatos

Uma delas é a do ex-senador Mozarildo Cavalcanti, que informou que não irá mais disputar à Prefeitura de Boa Vista

Boa Vista começou a registrar as primeiras desistências de pré-candidatos ao pleito eleitoral deste ano. Uma delas é a do ex-senador Mozarildo Cavalcanti, que informou não ser mais pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista (PMBV).

Mozarildo havia confirmado seu nome desde março deste ano, ao dizer que era necessário dar opções de voto para a população boa-vistense. Na época o ex-senador ressaltou que não havia nada definido com relação a partido, mas que se sentia inclinado a se filiar ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sigla a qual pertenceu por muitos anos.

Porém, em abril, o deputado Jeferson Alves (PTB) anunciou a sua pré-candidatura a prefeito da capital Boa Vista. Pouco tempo depois, o parlamentar que é presidente do partido no Estado desistiu de disputar o pleito e, ao mesmo tempo, anunciou apoio à pré-candidatura do deputado federal Ottaci (SD) à PMBV. A dúvida entre quem seria de fato o nome apoiado pelo partido aumentou com a informação de que Jeferson poderia ser destituído do cargo de presidente do PTB, algo que foi descartado pelo parlamentar.

Mozarildo divulgou ficha de filiação ao PTB (Foto: Divulgação)

Já nesta sexta-feira, 04, Cavalcanti informou da sua própria desistência de concorrer às eleições. O ex-senador diz que havia feito novamente sua filiação junto ao Diretório Nacional do PTB, porém, o ato não foi formalizado pela falta do envio da ficha de filiação para os Diretórios Regional e Municipal do partido. 

A medida precisa ser realizada para efetuar a filiação junto ao Cartório Eleitoral, explica Mozarildo. “Este processo infelizmente não foi feito já com o objetivo de prejudicar minhas pretensões eleitorais. Honestidade se mede no cumprimento dos deveres. O que não ocorreu, então, venho informar que infelizmente não sou mais pré candidato a prefeito de Boa Vista”, declarou.

Procurado pela Folha, o deputado Jeferson Alves informou que já se pronunciou oficialmente sobre a questão relacionada ao PTB e às eleições 2020.

Marcos Jorge desistiu de concorrer enquanto prefeito para ser pré-candidato à vice (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

REPUBLICANOS – Desde janeiro deste ano que o ex-secretário de Planejamento, Marcos Jorge de Lima, tinha sido confirmado como pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista (PMBV) pelo Republicanos. No entanto, com o anúncio da composição da chapa majoritária com a deputada Shéridan Oliveira (PSDB), o representante do partido agora disputa o pleito eleitoral como pré-candidato à vice-prefeito.

Em coletiva de imprensa na tarde de sexta-feira, 04, Marcos Jorge afirmou que partido precisou elaborar um projeto viável para Boa Vista, mas também avaliar as características da disputa eleitoral na Capital.

“Nós precisamos pensar em um projeto viável para a nossa cidade também eleitoralmente. Nós não podemos pensar em uma campanha mais robusta se nós não tivermos composições”, explica. “Prescindindo de qualquer vaidade, nós estamos fazendo uma composição que nós entendemos que é melhor para a nossa Capital e o nosso município de Boa Vista”, completou.

ENTENDA – Em janeiro, o senador Mecias de Jesus confirmou o nome do ex-ministro da Indústria como pré-candidato à Prefeito. No início de agosto, o parlamentar chegou a reforçar a escolha do nome pela sigla. A medida se deu por conta de rumores de que o Republicanos poderia lançar uma chapa composta pelo deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos) como pré-candidato à prefeito e Marcos Jorge enquanto vice.