Política

Bolsonaro manda afastar Chico Rodrigues da vice-liderança

Senador Chico Rodrigues (DEM-RR) é investigado por desvio de recursos públicos

O presidente Jair Bolsonaro reagiu indignado e determinou ao líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o imediato afastamento do vice-líder, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), que, alvo de investigação da Polícia Federal, escondeu R$30 mil reais entre as nádegas.

Bolsonaro determinou que o líder do governo afaste Rodrigues caso ele próprio não adotar a iniciativa de pedir o afastamento.

Ontem, quarta-feira (14), o próprio presidente prometeu “dar uma voadora” em integrantes de seu governo flagrado em caso de corrupção.

O senador foi alvo da Polícia Federal durante operação de combate a um suposto esquema criminoso de desvio de recursos públicos, provenientes de emendas parlamentares, destinados ao combate à pandemia. A investigação é coordenada pela Controladoria Geral da União (CGU), órgão do governo federal.

Rodrigues afirmou em nota que não tem envolvimento com qualquer ilícito: “A Polícia Federal cumpriu sua parte em fazer buscas em uma investigação na qual meu nome foi citado. No entanto, tive meu lar invadido por apenas ter feito meu trabalho como parlamentar, trazendo recursos para o combate à Covid-19 na saúde do estado”.

O cargo de Líder do Governo é uma escolha do presidente, que, em seguida, segundo a praxe, apenas referenda os vice-líderes indicado pelo titular da função.

Líder e vice-líderes atuam em defesa de votações de interesse do governo no parlamento, para aprovar ou rejeitar projetos.

BOLSONARO PRESSIONA LÉO ÍNDIO A PEDIR DEMISSÃO DE GABINETE DE CHICO RODRIGUES

Léo Índio e senador Chico Rodrigues posam com foto do presidente Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução / Instagram)


Jair Bolsonaro fez chegar a Léo Índio, primo de seus filhos, que o quer fora do gabinete de Chico Rodrigues, o senador que foi pego com dinheiro na cueca e que é vice-líder de seu governo.

O presidente quer diminuir o dano que o caso já causou a seu governo e considera que ter um sobrinho trabalhando diretamente com Rodrigues facilita o envolvimento de sua imagem com o caso.

*Fonte: Diário do Poder e Época