Política

Bolsonaro visita Manaus e liderança tenta trazê-lo para RR

Previsão é que presidente participe de reunião do Conselho de Administração da Suframa na próxima sexta-feira, 12, com possibilidade de que viagem seja esticada até Roraima

Está prevista a visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Amazonas para participar da reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) na próxima sexta-feira, 12. Com isso, está sendo articulada pela liderança do estado junto ao governo a vinda do presidente até Roraima, na mesma ocasião, para que seja verificado o impacto da migração venezuelana no Estado.

A previsão é que uma definição da vinda de Bolsonaro a Roraima ou determinação de uma próxima data seja finalizada somente no fim da próxima quarta-feira, 10, após reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, na terça-feira, 09.

O objetivo é que Bolsonaro verifique a realidade do impacto da questão migratória, as atividades coordenadas pela Operação Acolhida comandada pelo Exército Brasileiro no Estado e a necessidade de aceleramento do processo de interiorização de venezuelanos para outras unidades da federação.

“O assunto vai ser discutido junto com a equipe de assessores estratégicos que acompanha o presidente em suas viagens. Quando Bolsonaro viaja, existe esse acompanhamento e ocasionalmente acontecem esses desdobramentos. Vamos pleitear a vinda para que ele possa conferir a questão da migração incontrolável dos venezuelanos”, afirmou o senador Chico Rodrigues (DEM), vice-líder do Governo Bolsonaro no Senado Federal.

O senador afirma que a Operação Acolhida, com seus onze abrigos, está acomodando em boas condições os venezuelanos, porém a mesma não está resolvendo a questão como um todo. “É preciso urgentemente ser repensada essa operação. A Acolhida está esgotada. Inclusive a gente está sugerindo que o nome mude de Operação Acolhida para Operação Passagem, para que os venezuelanos sejam redistribuídos nas outras unidades da federação o mais rápido possível”, afirmou.

O senador acrescentou ainda que está propondo ao presidente Bolsonaro, de forma individual, que seja criado um grupo interinstitucional para repensar e planejar mais rapidamente a distribuição dos venezuelanos nas unidades federativas. 

“A Operação Acolhida está atendendo apenas praticamente 20% dos venezuelanos, o restante não tem como. Os outros estão largados, passando por todo tipo de dificuldades, com números elevados de atendimentos nos hospitais, causando um impacto na gestão estadual”, declarou o parlamentar. “O Estado não tem condições de abrigar esse número de venezuelanos que está aqui”, complementou Rodrigues. 

VISITA – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve participar da reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). 

O Conselho de Administração (CAS) é um órgão colegiado e superior, de caráter deliberativo, que integra a estrutura organizacional da Suframa, tendo por finalidade a definição de diretrizes, planos, programas, projetos e ações a serem desenvolvidas na área de atuação da autarquia.

As atividades visam também a compatibilização das metas da entidade com os objetivos do Plano Plurianual do Governo Federal, sem desconsiderar os programas dos órgãos e entidades responsáveis pelo desenvolvimento regional. (P.C.)