Bolsonaro visita comunidade indígena Flexal em Uiramutã - Folha de Boa Vista
TERRA INDÍGENA
Bolsonaro visita comunidade indígena Flexal em Uiramutã
Lideranças indígenas emitiram nota de repúdio à visita do presidente
Por Folha Web
Em 26/10/2021 às 15:23
Bolsonaro em visita à comunidade do Flexal (Foto: Divulgação)

O presidente da República Jair Bolsonaro (Sem partido) acompanhado do governador Antonio Denarium, ministros e políticos que compõe a comitiva que visita Roraima nesta terça-feira, 26, esteve na comunidade indígena do Flexal, no município de Uiramutã.

"Uma paradinha no município do Uiramutã para levar as demandas dos povos indígenas ao nosso presidente Jair Bolsonaro. Agradecemos a receptividade da comunidade Flexal e da população do município para com o presidente. Foi muita produtiva nossa reunião onde verificamos que a comunidade quer crescer e desenvolver", diz a publicação de Denarium em suas redes sociais.

Visita à comunidade do Flexal (Foto: Divulgação)

Bolsonaro participa logo mais de um culto na Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

REPÚDIO - Nesta terça-feira, 26, lideranças indígenas emitiram nota de repúdio à visita do presidente em terras indígenas. Confira a nota na íntegra:

Uma comitiva de sete lideranças indígenas de Roraima, que cumprem agenda em Brasília, nesta semana, 26 a 03 de novembro, repudiam a visita do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro a Roraima, hoje, 26, conforme confirmada pelo deputado Hiran Gonçalves (PP-RR). Mesmo a agenda de sobrevoo na Terra Indígena Raposa Serra do Sol não confirmada, lideranças indígenas repudiam a possível visita.

Segundo informações, o presidente terá agenda na comunidade indígena Flexal, além de sobrevoar a região do rio Cotingo, local vislumbrado para construção de hidrelétrica.

Lideranças indígenas de três regiões da TI Raposa Serra do Sol, Serras, Surumu e Raposa, além do coordenador geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Edinho Batista,  disseram que o presidente não é bem vindo na TI Raposa Serra do Sol e repudiaram. “ Repudiamos a visita do presidente. Ele não é bem-vindo na nossa terra”, repudiaram. 

A comitiva cumpre uma agenda de incidência política nos órgãos públicos, como Supremo Tribunal Federal (STF), Câmara dos Deputados e demais instituições na Capital federal.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
6
28
Cadastrar-me Enviar Comentário
SANTOS disse: Em 28/10/2021 às 10:54:48

"- Alguém precisa dizer ao Coordenador do CIR-Conselho Indígena de Roraima, que ele perdeu excelente oportunidade de ficar calado. Se ele não sabe, os indígenas detém tão somente A POSSE sobre as terras que integram as reservas indígenas enquanto que a UNIÃO É A PROPRIETÁRIA dessas terras. Pelo menos é isso que dispõe nossa Constituição que deve ser observada e obedecida por todos os cidadãos brasileiros. Ou os indígenas só se lembram, disso quando é para EXIGIR seus direitos? Além disso, como mandatário-mor do País, o Presidente da República pode ir a qualquer parte do Território Brasileiro, SEM NECESSITAR DA AUTORIZAÇÃO DE QUEM QUER QUE SEJA. "