Política

CPI da Saúde ouvirá ex-secretário Francisco Monteiro

O antigo titular da Sesau irá participar de oitiva na próxima segunda-feira, 11, em atendimento à pedido da CPI da Saúde da ALE-RR

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) irá realizar oitiva com o ex-titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Francisco Monteiro, na próxima segunda-feira, 11.

A informação foi confirmada pela Superintendência de Comunicação da ALE-RR nesta sexta-feira, 08. Além de Monteiro,  também será ouvido o servidor responsável pela Gerência de Cotação de preços e o presidente da Comissão Setorial de Licitação da Sesau, mesmo após ter sido a confirmada a exoneração dos funcionários frente a denúncia de irregularidades na compra de respiradores mecânicos.

 “Todos eles já foram exonerados pelo Governo do Estado, mas deverão prestar esclarecimentos, porque queremos saber as razões que levaram a optarem pela compra de produtos em tese superfaturados. Precisamos ouvi-los, para saber se havia outras opções de compra”, informou o presidente da CPI da Saúde, deputado Coronel Chagas (PRTB).

 

Processos da Sesau foram encaminhados para MPF, MP e Tribunal de Contas

Presidente da CPI da Saúde, deputado Coronel Chagas (PRTB)

 A CPI também encaminhou as cópias dos 20 processos da Sesau para o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR). Os deputados constataram indícios de superfaturamento e outras irregularidades nas compras feitas pelo Governo do Estado de itens e serviços para combate ao covid-19.

“Tomei a decisão de encaminhar as cópias destes 20 contratos para que eles também tomem ciência desses contratos onde existem indícios de irregularidades, e possam também no âmbito de suas competências darem início às providências a cada caso”, explicou o presidente.

ENTENDA – Após um requerimento apresentado pelo deputado Jorge Everton (PMDB), relator da comissão, na última segunda-feira, 04, os deputados realizaram uma diligência na Sesau e coletaram as cópias de processos com dispensa de licitação e indenizatórios, para a contratação e aquisição de materiais e equipamentos. Estes processos foram abertos durante o período de Calamidade Pública em Roraima.

Segundo o presidente da CPI, a Sesau informou que o processo sobre a compra dos respiradores pulmonares está na Controladoria Geral do Estado e os deputados aguardam que a cópia dele seja enviada para a CPI. Ele informou que vai cobrar o processo oficialmente para que em 24 horas sejam encaminhadas cópias destes contratos dos respiradores.

“Conseguimos trazer 20 processos. Ainda está faltando um que trata sobre os respiradores. Esses processos estão sob análise do relator. Ele está com o seu relatório praticamente pronto, e na segunda-feira de manhã estará apresentando para a CPI”, explicou Coronel Chagas.

A CPI tem como membros os deputados Betânia Almeida (PV), Evangelista Siqueira (PT), Nilton Sindpol (Patri), Soldado Sampaio (PC do B) e Renato Silva (Republicanos).