Política

CPI da Saúde poderá convocar governador para depor

Além do chefe do Executivo Estadual, os deputados da CPI da Saúde vão ouvir quatro servidores envolvidos em contratos

Nesta segunda-feira (04), os deputados que formam a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, que investiga supostas irregularidades em contratos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), estiveram reunidos para definir o novo calendário de oitivas e deliberar sobre requerimentos. 

Os deputados aprovaram a requisição de cópias do processo licitatório do contrato firmado pela Sesau, com uma empresa fornecedora de respiradores que, supostamente os valores estariam superfaturados. 

Foram adquiridos 30 respiradores ao preço R$ 215 mil cada um, totalizando R$ 6,4 milhões. A compra, que foi feita em caráter emergencial, foi paga antecipadamente, o que motivou a exoneração do então secretário de Saúde, Francisco Monteiro.

Os parlamentares aprovaram ainda a convocação do governador Antonio Denarium para prestar esclarecimentos sobre a compra dos equipamentos usados no tratamento de pacientes diagnosticados com a covid-19. O requerimento foi apresentado pelo deputado Renato Silva.

“O governador fez uma reunião no palácio, antes desse escândalo da compra dos respiradores, convocando o MPRR, TCERR e MPC pra prestar contas de alguns gastos na questão da covid-19, mas não convidou nenhum deputado da Assembleia Legislativa. Estamos tendo dificuldades de buscar informações na Saúde, e isso não é de hoje. Por isso apresentei o requerimento, que foi aprovado”, ressaltou Renato Silva. 

O presidente da CPI, deputado coronel Chagas, três servidores que participaram do processo licitatório também serão convocados para depor. “Foi aprovado requerimento de minha autoria, para convocar o ex-secretário de Saúde, Francisco Monteiro, o chefe da comissão setorial de licitação e o chefe da cotação de preços, que trabalharam nesse processo de compra desses equipamentos”, afirmou.

Participaram da reunião os deputados Soldado Sampaio, Evangelista Siqueira, Jorge Everton e Nilton Sindpol. Jânio Xingu, Neto Loureiro e Yonny Pedroso não são membros do grupo/ mas contribuíram com as discussões. 

Ao final da reunião, os deputados membros da CPI se dirigiram ao prédio da Sesau para uma diligência, onde neste momento tentam obter cópias de documentos já solicitados.