Política

Câmara Federal discute altos preços de passagens áreas na Amazônia

Frente Parlamentar pela Promoção da Aviação da Amazônia cobrou melhores tarifas e horários de voos de representantes das companhias aéreas

A falta de oferta de voos e as altas tarifas das passagens para a região norte motivaram a criação da Frente Parlamentar pela Promoção da Aviação da Amazônia em junho deste ano. Desde então, os deputados federais já convocaram reuniões com representantes das empresas aéreas para cobrar melhores condições à população dos estados.

Um dos membros da Frente Parlamentar, deputado federal Antonio Nicoletti (PSL), informou que esteve na última sexta-feira, 28, em reunião com o presidente da companhia aérea Gol, Paulo Sergio Kakinoff, onde foi discutido os altos preços das passagens aéreas e a escassez de oferta de voos.

“Ele explicou, na defesa dos preços, que a empresa tem que pagar os aluguéis das aeronaves tudo em dólar. Que o combustível é em dólar e a manutenção, que não é feita no Brasil, também é cobrada em dólar. Com a economia ruim, acaba que isso reflete diretamente no custo operacional das aeronaves”, explicou Nicoletti em entrevista ao programa Agenda Parlamentar na Rádio Folha 100.3 FM no sábado, 29.

Outro ponto citado pelo presidente da Gol, disse Nicoletti, é que os voos que saem da região norte não saem na sua máxima lotação. “O que percebemos é que os voos saem lotados de Boa Vista, mas voltam em uma capacidade de 70%. Então, fazendo a média gira em torno de 80% de passagens compradas”, completou o deputado.

Ainda assim, o parlamentar afirma que os dados apresentados pelo representante da companhia deverão ser encaminhados de forma oficial à Frente Parlamentar. Também está previsto um levantamento de informações para avaliar a possibilidade de inclusão de um novo horário de voo da companhia, possivelmente saindo pela parte da manhã de Boa Vista.

“O presidente não prometeu nada, mas disse que vai colocar o setor responsável para que ele possa fazer um estudo e ver a viabilidade. São avanços, acredito”, disse Nicoletti. “A gente também prometeu fazer uma investigação séria junto à Petrobras por conta do monopólio de combustível o que encarece. A gente precisa subsidiar ações que podem melhorar para as empresas e assim poder diminuir os preços das passagens”, pontuou.

O deputado reforçou ainda que os debates com os representantes das companhias aéreas e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) visa diminuir os preços para o consumidor final, em especial, a parcela da população que precisa viajar de forma urgente e imprevista. “Tem gente que faz pós-graduação fora, a questão da saúde, já que o Estado não resolve algumas situações complexas e a população precisa sair. Os preços baixam somente se você comprar antecipado e ainda assim são altos para um trabalhador assalariado”, frisou. 

“Hoje só quem tem condições financeiras que consegue viajar de última hora e a pessoa que precisa não tem como. Foi solicitado que fosse revisto esse modelo tarifário e colocado preços mais justos”, complementou Nicoletti.

MAIS MÉDICOS – Também membro da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre a Crise na Venezuela, o deputado acrescentou que foi articulada a vinda de 15 médicos brasileiros para integrar o programa Mais Médicos em Roraima. 

“Foi uma requisição do general Pazuello da Operação Acolhida ao Ministério da Defesa e o Ministério da Saúde também, mas a nossa comissão articulou com os representantes, acelerando esse processo. Os profissionais vão atuar de forma geral, não só os venezuelanos. É para o Estado de Roraima”, finalizou. (P.C.)