Política

Câmara aprova aumento de vereadores em segundo turno

A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou em segundo turno nesta quarta-feira, 23, a proposta de aumento do número de vereadores em Boa Vista. A Capital passará a contar com 23 vereadores, ao invés de 21, após as novas eleições.

Assim como na primeira etapa, era necessário a maioria de votos dos parlamentares. Também semelhante na primeira votação, apenas o vereador Professor Linoberg (Rede) votou contrário à proposta.

À Folha, o presidente da Casa, Mauricélio Fernandes (MDB), informou que a medida foi solicitada pelos presidentes dos partidos, uma vez que a legislação permite as 23 vagas frente ao número de habitantes. “Mediante essas solicitações, nós aprovamos em segundo turno o aumento do número de vereadores”, explicou Fernandes.

O presidente ressaltou, no entanto, que o aumento de vereadores não significa que haverá aumento no valor do duodécimo da Câmara Municipal, frisando que a Casa continuará com o mesmo orçamento.

“As pessoas podem achar que com mais vereadores vai aumentar a despesa. Isso não vai acontecer. Vai se adequar ao orçamento que já há na Câmara para mais dois vereadores”, completou.

Além disso, o parlamentar informou que há um orçamento já destinado para adequação e ampliação da Câmara, para atender os novos vereadores. “Nós estamos aguardando a finalização do projeto para liberar o processo de licitação para ampliar a Câmara, onde nós vamos disponibilizar algumas salas para o setor administrativo e dos vereadores”, finalizou.

Com o aumento, a Câmara agora irá publicar a mudança em Diário Oficial e em seguida comunicar oficialmente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) sobre a alteração. (P.C.)