Política

Câmara cassa mandato de vereador investigado por estelionato

Nando Macedo (PT) foi o oitavo mais votado nas eleições de 2016. Ele teria realizado empréstimos consignados em nome de idosos, sem o consentimento deles

*MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 11h06

Em sessão extraordinária realizada ontem, dia 8, a Câmara Municipal de Bonfim cassou o mandato do vereador Jefferson da Silva Macedo, o “Nando” (PT). Ele foi o oitavo mais votado dos candidatos que concorreram nas eleições municipais de 2016, obtendo 184 votos (2,74%).

De acordo com a Comissão Processante da Casa Legislativa, Nando vem sendo investigado por suspeita de estelionato. Ele teria realizado empréstimos consignados em nome de pelo menos dez idosos, sem o consentimento deles, no ano de 2006. À época, ele não exercia o cargo de vereador.

A votação foi unânime pela cassação, ou seja, todos parlamentares foram a favor pela perda do mandato do parlamentar petista. Segundo o vereador Professor Gil (PRB), presidente da Comissão Processante da Câmara, o rito do processo obedeceu a todos os critérios previstos na Constituição, tendo Nando o direito a ampla defesa, mas que o vereador não compareceu as sessões marcadas para dar sua versão aos fatos.

O processo relacionado ao crime de estelionato está sendo analisado pela Justiça Federal. Vale lembrar ainda que a Câmara também levou em consideração uma possível quebra de decoro parlamentar do vereador, durante o exercício do seu mandato.

A matéria completa você confere na Folha Impressa deste sábado, dia 10.

Colaborou Antônio Sousa, repórter da Rádio Folha 100.3.  

*A matéria foi atualizada com retificação do número de votos favoráveis à cassação do vereador.