Caminhão e trator adquiridos com emendas da deputada Joenia são entregues - Folha de Boa Vista
CONTEÚDO PATROCINADO
Caminhão e trator adquiridos com emendas da deputada Joenia são entregues
Comunidades Indígenas de Bonfim receberam com festa caminhão e trator que irão melhorar agricultura indígena e reforçar segurança alimentar
Por Folha Web
Em 24/11/2021 às 14:00
Comunidade do Jacamim recepcionou deputada Joenia Wapichana para receber trator adquirido com emenda parlamentar (Foto: Lohana Chaves)

Cinco comunidades indígenas do Polo Jacamim, na Região Serra da Lua,  foram beneficiadas com um caminhão adquirido por meio da emenda parlamentar da deputada Joenia Wapichana (REDE) destinada à Prefeitura de Bonfim, ainda no ano de 2020. A entrega ocorreu na Comunidade de Jacamim, na manhã de sábado, onde foi organizada uma solenidade de recepção da deputada, lideranças indígenas e autoridades municipais.

Foi o primeiro caminhão oriundo de emenda parlamentar da deputada Joenia, que irá beneficiar as comunidades Jacamim, Marupá, Wapum, Água Boa e Ponto Cinco. Uma reivindicação antiga para que as famílias indígenas tivessem condições de melhorar o plantio agrícola, reforçando a segurança alimentar das comunidades. A aquisição ainda garante o transporte dos produtos para as feiras na Capital e a sede de Bonfim, livrando o frete que reduzia o lucro com as vendas e encarecia os produtos para o consumidor.

"A Terra Indígena Jacamim é grande e tem muito trabalho para mostrar", disse o tuxaua da Comunidade Jacamim, Geraldo Artênio de Souza, ao agradecer a atuação da deputada Joenia, por destinar emendas. Ele lembrou que Joenia tem sofrido ataques por atuar na defesa dos direitos indígenas, na Câmara, mas que essa atuação é determinante para a garantia de suas terras e a sobrevivência das comunidades.

O coordenador regional dos tuxauas da Serra da Lua, Clóvis Ambrósio da Silva, comentou que se tratava de um momento para celebrar uma conquista que surgiu a partir de várias reuniões e assembleias indígenas, de onde surgem as demandas das comunidades. Disse que  é o momento de assumir uma grande responsabilidade para preservar e administrar bem o uso do veículo para que continue sendo útil por muitos anos para reforçar os projetos de sustentabilidade.

O coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Edinho Batista, parabenizou as cinco comunidades e disse que se tratava de uma data histórica, pois as comunidades indígenas vinham desiludidas com as promessas nunca cumpridas por políticos que vão apenas pedir votos. "Hoje todos estão presenciando e testemunhando o trabalho de um mandato coletivo que aplica emendas de acordo com as demandas das comunidades", destacou.

O vice-prefeito de Bonfim, Mário Nicácio, liderança Wapichana que foi coordenador do CIR, lembrou que a reivindicação por um caminhão para melhorar a agricultura já surgia em 2012, quando foi elaborado o Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) da região, pleito que está sendo concretizado agora.

Ao entregar as chaves do caminhão à comunidade, o prefeito Joner Chagas lembrou das obrigações para a manutenção e cuidados com o veículo, que é um bem público. Ao agradecer a parceria da deputada por meio da destinação de emendas, Joner disse que a entrega do caminhão precisa ser vista como uma conquista, e não como uma obrigação do prefeito e da deputada.

"Minha obrigação como prefeito é pagar salário em dia, manter a ordem do município. Mas objetos são conquistas. A deputada, lá em Brasília, tem o dever de defender os direitos pelos quais ela foi eleita. O que ela consegue de emenda é conquista. Nós temos que agradecer", afirmou.

Em seu discurso, Joenia Wapichana pediu que as comunidades acompanhem sua atuação parlamentar e que se sintam parte do mandato coletivo indígena. Ao saudar os tuxauas e demais lideranças indígenas, lembrou que a principal mensagem deixada na fala de todas as lideranças presentes foi de responsabilidade e união de todos. "Assim como vocês estão recebendo o caminhão, esse mandato é uma conquista nossa. Eu quero que se sintam parte dele", afirmou.

Joenia anunciou que, após avaliar as principais demandas das comunidades e ouvir as prefeituras, decidiu que toda emenda de bancada no ano de 2022, que varia de R$17 milhões a R$19 milhões, será destinada para a área de autossustentação das comunidades indígenas.

A ideia é contemplar as comunidades com um m Kit de veículos e maquinários, entre trator, caminhão e implementos agrícolas, para que as próprias comunidades possam realizar serviços de reparos nas estradas, melhorar a produção agrícola e a logística de transporte de suas produções, o que irá servir também para garantir o reforço na segurança alimentar das famílias indígenas.

Comunidade São Domingos recebe trator para melhorar agricultura indígena

Deputada Joenia Wapichana e o prefeito Joner Chagas entregaram o trator junto com lideranças indígenas

Investir nos projetos de sustentabilidade das comunidades indígenas é uma das propostas centrais do mandato coletivo indígena. Como resultado da atuação nessa linha, a Comunidade São Domingos, na Região Serra da Lua, no Município de Bonfim, foi beneficiada com a aquisição de um trator, adquirido com emenda parlamentar da deputada Joenia Wapichana (REDE), que irá permitir a melhoria da produtividade agrícola indígena.

A entrega do trator, adquirido pela Prefeitura de Bonfim, foi realizada na tarde de sábado, 20, com uma recepção da comunidade com cantos e danças indígenas feita por jovens, adolescentes e crianças. O tuxaua Marcos Eduardo da Silva, muito emocionado, agradeceu a deputada e disse que o veículo irá ajudar a melhorar a vida de todos, pois contribuirá para aumentar a produtividade. "É um momento histórico. Sempre esperamos ter esse trator, agora temos que valorizar", afirmou.

O gestor da escola estadual indígena, Mário Dernison, lembrou que a conquista desse trator tem um significado mais amplo, de proteger as matas nativas que ainda existem, uma vez que  será possível trabalhar o plantio no lavrado sem precisar desmatar. "A escola é a favor do meio ambiente e do combate ao desmatamento, por isso tem o papel de conscientizar nossos parentes", disse.

Outras lideranças indígenas da Região Serra da Lua também falaram da importância de investir na agricultura indígena, como o coordenador regional dos tuxauas, Clóvis Ambrósio, e tuxauas de comunidades vizinhas, bem como o coordenador regional do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Edinho Batista, que sempre faz questão de frisar a importância do mandato coletivo indígena não só na garantia de emendas, mas principalmente na defesa dos direitos indígenas.

O prefeito de Bonfim, Joner Chagas, e o vice-prefeito Mário Nicácio Wapichana foram entregar o trator na presença da deputada Joenia. Junto com o tuxaua e várias lideranças indígenas assinaram o Contrato de Cessão do Trator, onde estão contidas as obrigações para garantir o bom uso de um bem público. 

"Quero agradecer, em nome de todo o Município de Bonfim e da comunidade, por esse recurso aplicado. É um trator que vai ajudar a comunidade para que possa fazer sua produção, plantar e colher, que é de muita importância. Obrigado, deputada Joenia, o povo agradece, em especial a Comunidade de São Domingos", disse o prefeito ao entregar a chave do veículo.

Depois de falar de sua atuação no Congresso contra propostas que são contra os direitos indígenas e de repassar informações sobre destinação de emendas para as comunidades indígenas de Bonfim, a deputada Joenia, comentou sobre a importância que representa a entrega do trator, o segundo adquirido por meio de suas emendas. O primeiro foi entregue à Comunidade Xaary, na Terra Indígena Wai Wai, no início do mês de outubro.

Destacou que essa conquista serve para mostrar também que as comunidades indígenas são plenamente capazes de utilizar os instrumentos para fortalecer a sua autonomia e a segurança alimentar. "Estamos vendo bastante crianças nessas comunidades, que vão precisar de um reforço na agricultura familiar indígena", acrescentou ao observar que o trator vai dar condições para trabalhar melhor o solo e, com isso, aumentar a produção agrícola, o que significará mais alimento na mesa das famílias indígenas.

"Em parceria com a Prefeitura de Bonfim, essa emenda vem dar suporte à agricultura indígena, reforçar os projetos comunitários e apoiar as comunidades vizinhas nas plantações que já existem. As comunidades indígenas são capazes em sua produtividade, o que falta é investimento, acesso às políticas públicas. É mais uma realização das demandas da comunidade que vêm colocando sua necessidade para as autoridades", complementou.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
7
5
Cadastrar-me Enviar Comentário
SANTOS disse: Em 25/11/2021 às 11:32:56

"- Este filme eu já assistí! Daqui a dois anos digam-me onde estarão esses caminhões e tratores."