Política

Cenário para 2022 ainda é imprevisível, diz cientista político

O cientista falou sobre as possibilidade de disputa para a presidência e governo em 2022

O professor e cientista político, Roberto Ramos, afirmou em entrevista ao programa Agenda da Semana deste domingo, 3, que o cenário político local e nacional ainda é considerado imprevisível.

Ramos citou a instabilidade do governo Bolsonaro. “No cenário nacional, temos um governo que na minha opinião, não vai mudar, não vai fazer as reformas que esperam que se façam, desde a desburocratização, solução de questões sociais para melhorar o desenvolvimento do país, isso não vai ter nenhuma mudança. É um governo de instabilidade não só no ponto de vista de ações governamentais, mas também em relação a personalidade do presidente. Isso pesa muito, ele tem uma espontaneidade tão grande que causam uma instabilidade. Vamos continuar num cenário de incertezas, pois não temos ainda alternativas muito claras para as próximas eleições”, disse.

O cientista falou ainda sobre a possibilidade de disputa para a presidência em 2022. “Podem surgir alternativas de Centro que consigam dialogar com a esquerda, e que possa estabelecer uma disputa mais acirrada com o governo. Se for um cenário com Dória e Bolsonaro é provável que ele renove o mandato dele”, acrescentou.

Sobre as eleições para o governo de Roraima, Ramos afirmou que apenas a candidatura a reeleição do atual governador, Antonio Denarium, pode ser dada como certa. “A política tem muitos bastidores, eu acho que a eleição de 2020 para a prefeitura de Boa Vista, foi o primeiro tempo para a eleição de 2022. Acho que o governador de fato sai como candidato, além de outros candidatos que nesse primeiro momento ainda sejam impensáveis. Hoje só temos uma candidatura efetiva que é a do governador, do outro lado tem um grupo que sonha com essa candidatura, mas que possa não se efetivar”, comentou.

Ele acrescentou que a candidatura de Teresa Surita ao governo, depende de como será os dois primeiros anos de mandato de Arthur Henrique. “Eu acredito que ela possa refazer planos, isso passa por como a gestão vai ser conduzida e como vai ser a relação com a Câmara. Não sei se o controle que a prefeita Teresa Surita tinha vai ser mantido, isso pode gerar uma certa instabilidade para a disputa, e é preciso saber também como vai ser o comportamento do ex senador Romero Jucá, se ele vai querer voltar para o senado”, finalizou Ramos.