Política

Chico Rodrigues sugere criação de campo de refugiados venezuelanos

Para o senador, é necessário que o governo federal crie um campo único para os refugiados e ofereça todas as condições mínimas de sobrevivência

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) afirmou em plenário nessa segunda-feira (18) que o aumento da imigração venezuelana tem gerado um clima de insegurança em Boa Vista. Para ele, é necessário que o governo federal, através de uma ação coordenada, crie um campo único para os refugiados e possa oferecer todas as condições mínimas de sobrevivência, ações de apoio, mas também possa assegurar a segurança e qualidade de vida dos próprios roraimenses.

“Só no presídio do nosso estado, na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, que tem em torno de 2.200 mil presidiários, cerca de 300 são venezuelanos. Então, só isso já justifica essa nossa posição aqui de criar um campo de refugiados para que ali eles ficassem abrigados, como é no mundo inteiro, e afastados da população, para que não perambulassem e não ocupassem espaços indevidos na nossa capital Boa Vista e também no estado de Roraima”, disse.

Energia

Chico Rodrigues também pediu ao Executivo Federal a execução do projeto de ligação do estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio da construção do Linhão do Tucuruí. Ele observou que Roraima é o único estado do país que não compõe o SIN e, por isso, importa energia da Venezuela. A obra evitará a atual dependência de energia importada do país vizinho.

Com informações: Agência Senado