Política

Com saída de vereadores da base, prefeito perde maioria na Câmara

O grupo de oposição ao prefeito Arthur Henrique conta 13 vereadores

Diferente das duas últimas legislaturas, de 2012 até 2020, quando a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, tinha o apoio da maioria dos vereadores, nesta atual gestão o cenário mudou dentro da Câmara. O atual prefeito Arthur Henrique (MDB) tem perdido força com a saída de dois parlamentares do grupo que o apoiava.

O prefeito tinha a maioria dos vereadores, mas, atualmente conta com o apoio de 10 parlamentares, uma vez que Guarda Pablo Julierry (PSL) e Melquisedek (PSL) saíram da base de Arthur Henrique.

Os vereadores que fazem parte do grupo aliado ao prefeito são: Idazio da Perfil (MDB); Tuti Lopes (PL); Júlio César (DC); Regiane Matos (MDB); Vavá do Thianguá (PSD); Gildean Gari (PP); Leonel Oliveira (SD); Adnan Lima (PMB); Pastor Manoel Neves (PRB), e Thiago Fogaça (PTC).

Treze vereadores são do grupo de oposição: Albuquerque (Rede); Aline Rezende (PRTB); Dr. Ilderson (PTB); Gabriel Mota (PRB); Genilson Costa (SD); Ítalo Otávio (PR); Juliana Garcia (PSD); Kleber Siqueira (SD); Nilson Bispo (PSC); Ruan Kenobby (PV) e Sandro Bare (PRB), além de Guarda Jullyerre Pablo (PSL) e Melquisedek (PSL).

O vereador Guarda Jullyerre Pablo, por meio de nota, informou à reportagem que “Estamos alinhados com o interesse da população e seguimos as pautas que decidimos de forma conjunta com a liderança do partido. Muitas vezes, esse alinhamento diverge de algumas ações e decisões do Executivo Municipal, mas não quer dizer que não apoiamos as pautas da Prefeitura. Meu objetivo como parlamentar sempre foi auxiliar o Poder Executivo Municipal a ter uma maior projeção na prestação de serviços públicos à população. Busco cumprir esse objetivo fiscalizando as ações da prefeitura e propondo melhorias que entendo ser necessárias”.

A reportagem fez contato com o vereador Melquisedek, mas as ligações telefônicas não foram atendidas. O espaço continua aberto para posicionamento do parlamentar.

Para o vereador Sandro Baré (PRB), o aumento da base de oposição ao Executivo é saudável. “bom para a população, para a nossa cidade. Os colegas Jullierry e Melquisedek vêm para somar, pois são parlamentares equilibrados, que sempre visam o melhor para nossos munícipes”.