Política

Comissão aprova nome de Aluizio Nascimento para presidência do Iact

A Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) avaliou e aprovou nesta quinta-feira, 29, o nome do agricultor Aluizio Nascimento da Silva para a presidência do Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia (Iact). Foram três votos a favor e um contrário.

Relator da comissão, o deputado Neto Loureiro (PTB) apresentou um parecer favorável à indicação, acompanhado pela deputada Tayla Peres (PRTB) e Soldado Sampaio (PC do B). Ao contrário dos colegas, o deputado Evangelista Siqueira (PT) esclareceu que não votaria a favor por não reconhecer no indicado competência para a posição.

A presidente da Comissão, deputada Betânia Almeida (PV), fez uma avaliação do resultado da reunião, uma vez que como líder do grupo, não pode votar. “Vamos respeitar a vontade dos três parlamentares [que votaram a favor]. Agora nós vamos para um novo passo, que é levar a matéria para discussão em plenário. Lá seremos 24 deputados e vamos decidir realmente se ele tem o perfil”. A previsão da sabatina em plenário ainda não foi definida.

IACT – O agricultor Aluízio Nascimento da Silva passou por sabatina na Assembleia Legislativa no último dia 16 de maio. O agricultor explicou que estão nos projetos do Governo do Estado melhorias na internet, por meio do Roraima Estado Digital, e a intenção de transformar o Parque Anauá em uma Cidade Tecnológica, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Deputados realizam sessão, mas falta quórum para deliberar matérias

Pelo segundo dia consecutivo, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) não realizou deliberação das matérias. A falta de discussão na quinta-feira, 29, ocorreu por falta de quórum suficiente dos parlamentares para debate dos assuntos.

Com a falta de quórum, a discussão de projetos de lei e outras demandas só vai acontecer na próxima semana, já que as sessões ordinárias da Casa são promovidas às terças, quartas e quintas-feiras.

Embora não tenha ocorrido a deliberação das matérias, os parlamentares presentes utilizaram a sessão plenária para realizar as suas explicações pessoais. O principal assunto discutido foi o rompimento político do vice-governador Frutuoso Lins (Sem partido) com o governador Antonio Denarium (PSL).

OUTRO LADO – Em nota, a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (Supcom ALE) informou que alguns deputados cumprem agenda no seminário regional de provocação de defesa da cidadania promovido pela União dos Legisladores e Legislativos (Unale), ao qual são associados.

“Contudo, ressalta que o Poder Legislativo atua não só nas sessões ordinárias, mas no âmbito das comissões. Na manhã de quinta-feira, 29, foram realizadas reuniões internas das comissões onde foram deliberados diversos projetos. Outras reuniões também estavam previstas para o período da tarde”, ressaltou a Supcom.