Política

Comissão será criada para propor ações contra queimadas

Diante do preocupante índice de focos de calor na Amazônia, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), JalserRenier (SD), anunciou a criação de uma comissão para acompanhar ações de prevenção contra as queimadas ilegais em Roraima.

Objetivo da comissão é fiscalizar a situação ambiental e apontar soluções emergentes para evitar desastres, considerando o histórico do Estado em relação às queimadas descontroladas no final dos anos 1990.

“Nos últimos anos tivemos um fluxo muito alto de queimadas nas lavouras, nas propriedades, e muitas pessoas fazem isso irresponsavelmente. Então, nós precisamos combater isso através dessa comissão. Eu acredito que desta forma daremos um grande passo na direção da solução de um problema nacional que estamos vivendo”, explicou Renier.

Outra estratégia da comissão será desenvolver um núcleo em parceria com outras instituições. “Uma instituição não vai conseguir resolver o problema sozinha, mas se você conectar com outros pensamentos e outras ideias, isso vai somar muito para amenizar esse problema”, analisou.

HISTÓRICO – Nos anos de 1998 e 1999, Roraima sofreu o maior impacto do fogo descontrolado sobre florestas nativas e campos cerrados já observado, sendo notícia de destaque em jornais nacionais e internacionais.

Segundo dados do Programa de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o mês de agosto já registra mais focos de queimadas do que na média dos últimos 21 anos na Amazônia.