Política

Comunidades da Garagem e Mangueira recebem UBS com emenda de Joenia

UBS dão dignidade aos indígenas, que eram atendidos em locais  onde mulheres sequer tinham privacidade durante o preventivo

Mais duas comunidades indígenas foram beneficiadas com emendas parlamentares da deputada Joenia Wapichana (REDE) direcionadas para a saúde indígena, uma das três áreas priorizadas pelo mandato coletivo, junto com educação e sustentabilidade das comunidades. As duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram entregues, no domingo, em um momento festivo, para as comunidades Mangueira e Garagem, na Região do Amajari.

As obras foram executadas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste (Dsei-Leste), para quem a emenda foi destinada no exercício de 2020. As comunidades realizaram uma recepção para a inauguração. Pela manhã, a Comunidade da Garagem organizou a solenidade para receber a deputada, lideranças regionais e os representantes do Dsei-Leste. À tarde foi a vez da Comunidade da Mangueira fazer a recepção também com cantos e dança indígenas.

Na Garagem, a UBS recebeu o nome da matriarca da família mais antiga, Inês Miguel. O tuxaua Horário Magalhães disse que essa Unidade atende a uma necessidade urgente das 120 pessoas que moram na comunidade, as quais eram recebidas em um local improvisado, no prédio da escolinha municipal que ainda abriga o Clube de Mães e a cozinha comunitária.

O 2º tuxaua, Júlio Silva, que também é gestor da escola estadual (que passará por reforma com emenda da deputada Joenia), lembrou que a saúde é uma prioridade e que a construção da UBS hoje é uma realidade graças ao esforço de todos, que precisam entender a necessidade de se  ter lideranças que caminham juntas. “Quero agradecer o esforço da deputada Joenia e pela indicação da emenda”, disse.

A UBS da Comunidade da Mangueira recebeu o nome de um patriarca, Manoel Ribeiro dos Santos, o “Manélagusto”, que nasceu em 1908 na própria comunidade quando ainda se chamava Arurai. Ele teve cinco filhos, dos quais três deles permanecem até hoje, juntos com filhos, netos e bisnetos.

O tuxaua Benis Santiago Duarte não só comemorou a conquista como disse que agora irá torcer para que a deputada possa atender os pedidos de outras comunidades para que possam ter uma UBS nova para atender seu povo de forma digna. Segundo ele, os atendimentos de saúde eram feitos, de início, em uma casa de palha e, por último, em um prédio precário construído com tijolo sem reboco e madeira.


Deputada Joenia Wapichana, o coordenador do Dsei-Leste, Márcio Cavalcante, e o tuxaua da Comunidade Garagem, Horácio Magalhães (Foto: Lohana Chaves)

O coordenador regional dos Tuxauas da Região do Amajari, Avelino Duarte, disse que as duas UBS entregues no domingo são resultado de uma luta conjunta de Agentes de Saúde Indígena (AIS), tuxauas, conselheiros de saúde e as comunidades. “Só se constrói com união”, disse ao colocar a execução dessas emendas como um trabalho coletivo junto com lideranças e comunidades, bem como uma parceria da deputada Joenia com o Dsei-Leste.

A estrutura precária do atendimento à saúde era uma realidade semelhante na Garagem e Mangueira, em que as mulheres eram as que mais sofriam na hora de colher exames preventivos em locais  inadequados, sem privacidade e estrutura adequada, com goteiras no teto. “Era um barracão para colher preventivo. As mulheres se negavam por sentirem vergonha”, disse o presidente do Conselho de Saúde da Mangueira, Enerson Alves da Silva.

O momento de alegria das comunidades foi compartilhado pelo coordenador do Dsei-Leste, Márcio Cavalcante, que classificou a entrega das UBS como “momento de satisfação”, pois ele está há nove meses à frente do distrito, onde recebe cobranças das lideranças. Disse que fará de tudo para atender essas demandas, as quais dependem de um planejamento para que sejam concretizadas, por meio do Plano Anual de Contratação, que define o que será construído no ano seguinte.

Durante as solenidades de inauguração, a deputada Joenia Wapichana lembrou dos esforços de cada comunidade para chegar a essa conquista, quando os tuxauas e lideranças ficam em reuniões e assembleias discutindo e planejando. Disse que a entrega das duas Unidades Básicas de Saúde Indígena representa um momento histórico, fruto de longos anos de reivindicações, as quais foram incluídas no Plano Distrital. “Hoje finalmente estou apresentando essas demandas em forma de emenda parlamentar”, disse. “As comunidades recebem agora uma estrutura completa e com espaço adequado para que tenham um atendimento de saúde digno”.

Ao reconhecer que ainda faltam mobílias e equipamentos, Joenia anunciou que sua equipe está estudando a destinação de emendas, no exercício de 2022, para equipar todas as UBS construídas nas comunidades. “Mas agora é um momento de festejar e celebrar porque é um sonho que se torna realidade. É o acesso a uma política pública com a melhoria da saúde indígena”, disse.

As comunidades que receberam UBS também serão beneficiadas com a instalação de Horta Medicinal Comunitária, por meio de emendas direcionadas para a Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seapa). Trata-se de uma forma de conciliar e complementar o atendimento médico com a saúde indígena tradicional, que é uma prática ancestral repassada de geração em geração.