Política

DENÚNCIA CONTRA GARIMPEIROS: Confira a programação dos Senadores em RR

Senadores ficarão 2 dias em Roraima participando de audiência publica, encontro com autoridades e possível visita na região

A Comissão de Direitos Humanos do Senado já tem definida a programação da visita que fará no próximo dia 12 de maio em Roraima. O senador Telmário Mota (PROS-RR) participará da diligência.

Outras diligências

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a situação dos povos indígenas Yanomami.

O grupo deverá acompanhar, fazer diligencias e propor providencias para reverter a situação de violências e violações de direitos a que estão sendo submetidas crianças, adolescentes e mulheres da comunidade Araçá, região de Waikás, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

A autora do requerimento, deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), explicou que é importante que a Câmara se posicione a respeito das denúncias. 

Denúncia

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Yek’wana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, que denunciou o estupro e o assassinato de uma menina de 12 anos por garimpeiros e afirmou que está sendo ameaçado

Segundo Júnior Hekurari apesar do MPF e a PF dizerem que não encontraram “indícios da prática dos crimes de homicídio e estupro da menina”, isso ocorreu porque o corpo da garota foi cremado como parte do ritual da cultura yanomami.

A Terra Indígena Ianomâmi é a maior reserva do tipo no país, com mais de 10 milhões de hectares distribuídos entre os estados do Amazonas e Roraima; são mais de 28,1 mil indígenas que vivem na região.