Política

Denarium anuncia mais leitos e diz que fará compra de equipamentos

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou o repasse de R$ 88,2 bilhões para todos os estados e municípios, para atividades de combate ao novo coronavírus. Para Roraima, a previsão é que os valores sejam aplicados na compra de equipamentos, como respiradores e leitos.

A informação foi repassada à Folha pelo governador Antonio Denarium (sem partido), após reunião por videoconferência com o presidente e os demais gestores da Amazônia Legal na tarde de segunda-feira, 23,

Segundo Denarium, ainda não foram definidos quanto dos valores que serão destinados ao Estado. A previsão é que os critérios para definição de recursos seja divulgado nos próximos dias pelo Governo Federal, porém, o relato é que deverão ser editadas duas medidas provisórias (MP’s) para garantir repasses imediatos de R$ 8 bilhões ao longo de quatro meses ao Fundo Estadual de Saúde e aos Fundos Municipais de Saúde;

“O Ministério da Economia vai anunciar nesta terça os valores que serão encaminhados para cada Estado. Ainda não temos o valor de quanto virá para Roraima, mas temos uma expectativa positiva”, declarou o governador.

Mas, mesmo sem um percentual exato de quanto deve ser recebido, o gestor já adiantou que a gestão fará a compra de equipamentos e materiais. “Vamos ter os leitos de retaguarda, que serão instalados nas unidades privadas também; os leitos para as unidades de terapia intensiva (UTI) compra de equipamentos, como respiradores e assim por diante”, finalizou.

Além disso, o governador também adiantou que deverá utilizar a estrutura do Estádio Canarinho, caso necessário, para ampliar o número de leitos com a vinda do recurso do Governo Federal. “Visitei o estádio ontem e temos uma estrutura adequada, recém-revitalizada, com salas com ar condicionado e acessíveis. Seria uma alternativa para ampliação de leitos”, informou Denarium.

NOVOS LEITOS – O governador adiantou ainda que o Governo do Estado realizou uma parceria com o Exército Brasileiro por meio da Operação Acolhida, para transição do Hospital de Campanha que funciona em Pacaraima para Boa Vista. A medida significará a vinda de 1.200 leitos disponíveis para atendimento de brasileiros e estrangeiros.

“Inicialmente, será disponibilizados 80 leitos para atendimentos de pacientes com sintomas graves, ou seja, que precisam de respiradores. Depois virão mais até chegar nesse número de 1.200 leitos disponíveis”, complementou.