Política

Denarium vai à Câmara e cobra cessão de terrenos para escolas

A Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) retomou as atividades legislativas nesta terça-feira, 04, em sessão realizada no plenário da Casa. A solenidade contou com a presença do governador Antonio Denarium (sem partido), que na ocasião, cobrou a cessão de terrenos institucionais da Prefeitura de Boa Vista para construção de quatro escolas.

Em seu discurso aos parlamentares presentes, o governador afirmou que a gestão estadual tem um relacionamento harmonioso com todas as prefeituras e câmaras municipais de Roraima, além de um tratamento próximo com os poderes legislativo e judiciário.

Apesar disso, o chefe do Poder Executivo aproveitou para cobrar a doação de terrenos da Prefeitura. Segundo Denarium, foram solicitados em agosto e setembro do ano passado, a cessão de uso de terrenos institucionais para construção de quatro grandes escolas. 

As unidades educacionais seriam construídas no conjunto Pérola, outra no Cidade Satélite, uma no bairro Cruviana e a última no bairro São Bento. Porém, Denarium afirma que o Governo do Estado não foi atendido até o momento. 

“A população está perdendo. Para se ter uma ideia, temos mais de 1 mil alunos que moram no Cidade Satélite e que vem estudar no centro porque lá não tem uma escola estadual. Hoje o Governo Estadual tem dinheiro em conta para construir estas quatro escolas e não estamos sendo atendidos pela Prefeitura”, afirmou.

O governador disse ainda que os terrenos institucionais foram justamente criados para que órgãos públicos possam se instalar e fazer o atendimento em cada bairro. “Esses terrenos são para construção de escolas, delegacias, creches, para atender a população. E os terrenos estão ociosos nestes bairros. Já pedi para que os vereadores intercedam junto à Prefeitura, para fazer a cessão de uso, para que a gente possa atender a população o mais rápido possível”, acrescentou.

Denarium falou ainda sobre a necessidade de valorizar o empreendedorismo, geração de riqueza e aumento de novas vagas de emprego, tanto na administração estadual quanto nos municípios, desde a Capital até o interior. “Temos que transformar Roraima em um local destinado ao desenvolvimento. Precisamos  apoio da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, da Assembleia e dos parlamentares federais, deputados e senadores”, concluiu.

Prefeitura diz que Governo pode utilizar prédios abandonados

Sobre terrenos institucionais, a Prefeitura Municipal de Boa Vista informou em nota que possui uma pequena quantidade de áreas institucionais que já estão destinadas à construção de equipamentos públicos, contemplando o crescimento da cidade.

“O Estado possui inúmeros prédios públicos abandonados e que podem ser usados para construção dos equipamentos estaduais sem que haja prejuízo ao município, haja vista que a prefeitura de Boa Vista tem sua gestão baseada em um rígido planejamento e respeito ao bem público”, informou em nota a PMBV.

A gestão municipal ressaltou ainda que, nos últimos 7 anos, grande parte dos terrenos utilizados para construção de equipamentos municipais, como creches, escolas e postos de saúde, tiveram que ser desapropriados e a prefeitura arcou com a indenização correspondente, “mantendo sua linha de respeito e atendimento às demandas da população”, completou. 

 

Mais de 40 proposições devem ser discutidas já nesta quarta-feira

O presidente da Câmara, Mauricélio Fernandes (MDB), informou que a expectativa deste ano para as atividades legislativas é de muito trabalho, iniciando já a partir da sessão ordinária desta quarta-feira, 05.

“Temos mais de 40 proposições para serem lidas na sessão de amanhã, com a discussão de projetos de lei e indicações para o Executivo Municipal. Isso demonstra o compromisso dos vereadores para a população da Capital”, afirmou.

Mauricélio também ressaltou a necessidade de parceria entre os poderes, tanto no âmbito municipal quanto no estadual. “A Câmara Municipal é parceira do Executivo. O Executivo tem entregado resultados para a população de Boa Vista. E, se a Assembleia for parceira, tanto quanto a Câmara é parceira do Executivo Municipal, com certeza o nosso Estado será melhor”, afirmou.

O vice-prefeito Arthur Henrique Machado (PSD) também ressaltou a necessidade da participação do Executivo junto ao Poder Legislativo, mantendo o interesse da população acima do interesse individual.

“Viemos pedir o compromisso dos vereadores, da mesma forma que eles acompanharam os últimos sete anos de gestão até o momento. Nesse momento crítico, com a migração que nós estamos vivendo, precisamos que toda a classe política esteja realmente trabalhando com foco nos mesmos resultados”, disse. (P.C.)