Política

Deputada Yonny pede prioridade em vacinação para gestantes

Estudo aponta que Roraima é o Estado com maior mortalidade de mulheres grávidas e puérperas com Covid-19

Mulheres grávidas e de resguardo têm mais risco de complicações por Covid-19, segundo estudos recentes. Com esta preocupação, a deputada estadual Yonny Pedroso (Solidariedade) fez uma indicação ao Governo do Estado, para que estas mães sejam incluídas no grupo prioritário de vacinação contra a doença.

Segundo a deputada, Roraima lidera o ranking nacional registrando 81% de óbitos de mulheres grávidas e puérperas com Covid-19, conforme o Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19.

Ela mencionou ainda outro estudo, publicado na revista científica americana The Journal of the American Medical Association (JAMA). Os pesquisadores constataram que a vacina em gestantes também pode ser benéfica para os bebês.

“Os pesquisadores avaliam que o leite de mães vacinadas pode ser uma fonte de anticorpos contra a Covid-19 para os recém-nascidos”, alertou.

Em fevereiro, Yonny já havia solicitado ao governo a inclusão dos profissionais da Segurança Pública nos grupos prioritários da vacinação. O pedido foi atendido.

ALTO RISCO – Um dos fatores apontados para a alta mortalidade de gestantes é a falta de assistência adequada. Para cobrar um atendimento de qualidade, Yonny Pedroso pediu informações da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) sobre o atendimento médico às gestantes de alto risco no Centro de Referência da Saúde da Mulher.

A deputada recebeu reclamações sobre a falta de atendimento médico para as gestantes de alto risco no Centro de Referência. “Solicitamos informações quanto às escalas de profissionais, como está sendo realizado o atendimento e o acompanhamento das grávidas de alto risco”, disse Yonny.