Política

Deputada destina emenda parlamentar para carteira do autista

A emenda parlamentar é para a aquisição de uma impressora para confecção das carteiras dos autistas

Autora de uma emenda que destina recursos para a confecção da carteirinha para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), a deputada estadual Yonny Pedroso (Solidariedade) participou, nesta segunda-feira, 21, do lançamento da Carteira do Autista, na Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes).

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje, ela apresentou ainda três projetos de lei que beneficiam crianças, jovens, adultos e idosos com algum tipo de deficiência.

A emenda parlamentar é para a aquisição de uma impressora para confecção das carteiras em cartão de PVC, o mesmo tipo de material utilizado em cartão de banco, por exemplo.

“O processo para aquisição da impressora já está em andamento na Setrabes. Hoje foi o lançamento da carteira e a partir de agora a Setrabes vai fazer o levantamento e o cadastramento das pessoas que vão receber o documento”, explicou Yonny Pedroso.

A carteira do autista, segundo ela, vai facilitar muito a vida das mães, que não vão mais precisar andar com uma pasta de documentos e laudos embaixo do braço para comprovar, às vezes passando por constrangimentos, que o filho é autista e tem direito a atendimento prioritário.

“Justamente para assegurar esse atendimento prioritário, apresentei outro projeto de lei que está em tramitação na Assembleia Legislativa, para tornar obrigatória a inserção do símbolo mundial do autismo nas placas de prioridade dos estabelecimentos públicos e privados de Roraima”, acrescentou.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A parlamentar ressaltou que vem trabalhando em defesa das pessoas com deficiência em Roraima. “Além da carteira, também destinei recursos para a compra de instrumentos musicais para a implantação da musicoterapia para autistas e pessoas com deficiência no Centro de Estimulação Precoce do governo”, informou.

Ela afirmou ainda que em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje, protocolou três projetos de lei para ajudar a suprir a carência por políticas públicas para essa população.

Um dos projetos estabelece a campanha Setembro Verde, para conscientizar a todos sobre os direitos da pessoa com deficiência, como já acontece em muitos estados do país.

O segundo projeto de lei dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais públicos e privados comunicarem às delegacias os casos de atendimentos de pessoas com deficiência, vítimas de violência.

O terceiro  projeto de lei prevê a adaptação de 5% dos carrinhos de supermercado com assentos para receber crianças com deficiência.

“Essas proposições foram elaboradas depois de uma visita que fiz à Maria das Dores, presidente da Associação Anjos de Luz, onde presenciei a carência de políticas públicas para esse público e me comprometi com a Das Dores a abraçar essa causa e defender acessibilidade e respeito à pessoa com deficiência”, destacou.