Política

Deputada federal recebe prêmio do Congresso em Foco

Prêmio incentiva o trabalho na defesa dos direitos coletivos e direitos socioambientais

Com oito meses de primeiro mandato, a deputada federal Joenia Wapichana (REDE-RR), é a única da Bancada de Roraima a receber premiação do Congresso em Foco. Ela ficou em terceiro lugar, entre os cinco premiados, na categoria especial “Proteção do Clima e da Sustentabilidade”, votação do júri, tema que faz um importante alerta para a crise climática global.

A categoria premiou cinco parlamentares, entre deputados e senadores. Foram premiados, os senadores da REDE, Fabiano Contarato (REDE-ES) e Randolfe Rodrigues (REDE-AP), e os deputados, Vitor Lippi (PSDB/SP) e Rodrigo Agostinho (PSB-SP), 1º lugar.

Joenia Wapichana que já tem afinidades com o tema muito antes de ser parlamentar, envolvida em diversas discussões como as Conferências Globais do Clima, Caucus Indígenas e outros grandes debates nacionais e internacionais, avalia que o Prêmio Congresso em Foco incentiva a continuar o trabalho na defesa dos direitos da coletividade, direitos dos povos indígenas, direitos socioambientais e a continuar lutado para que os avanços em termos de garantias e princípios constitucionais não retrocedam.

Disse ainda que o “reconhecimento reforça a necessidade de fortalecer a defesa e a continuar determinada para proteger direitos universais, como direito à cultura, direito ao meio ambiente e que isso é missão, para que mais pessoas se envolvam”, reforçou Joenia, ao refletir que o momento é de visibilidade da preocupação em torno da crise global.

Também foi um prêmio para a primeira parlamentar indígena do Brasil, estar entre os parlamentares de longa trajetória e experiência política no país, como a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP), 84 anos, única parlamentar premiada nas 12 edições do Prêmio Congresso em Foco e outras personalidades políticas de perfil engajando na defesa dos direitos coletivos, socioambientais e das minorias.