Política

Deputada propõe que idosos sejam vacinados em casa

A proposta beneficiará aqueles que não têm condições de se locomover e evitará aglomerações nas unidades de saúde.

A deputada estadual Betânia Almeida (PV) propôs ao Governo de Roraima, por meio da Indicação nº. 958/2020, que seja instituído um programa de vacinação para idosos restrito ao domicílio.

Para a parlamentar, a iniciativa evitará que grande parte dessa população, que se enquadra no grupo de risco, tenha que se aglomerar em unidades de saúde do estado para se imunizar.

“A vacina para a imunização contra a covid-19 está prestes a chegar em Roraima, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde. Sabemos que muitos dos nossos idosos têm problemas com locomoção, por isso seria importante que o poder público prestasse o atendimento de forma diferenciada a esse público”, disse a parlamentar.

Ainda segundo ela, o programa de vacinação será constante e valerá para todas as campanhas de vacinação contra vários tipos de doenças.

Conforme a proposta de Betânia, a solicitação para a vacina domiciliar poderá ser feita pelo próprio idoso ou por quem o represente, junto à Secretaria de Saúde do Estado (Sesau).

“Desta forma, garantimos ao idoso maior proteção, tendo em vista a observância de todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde”, finalizou a deputada