Política

Deputada protocola pedido de intervenção federal na saúde

O requerimento é endereçado ao presidente da República Jair Bolsonaro

A deputada estadual Yonny Pedroso (Solidariedade) protocolou, nesta segunda-feira, 4, pedido de intervenção federal na Saúde de Roraima. O requerimento é endereçado ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a quem compete decretar intervenção nos estados, e deverá ser apreciado pelo plenário da Assembleia Legislativa, antes de ser remetido a Brasília.

Vice-presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima, a parlamentar fundamentou seu pedido no grave comprometimento da ordem pública e na violação dos direitos da pessoa humana, em decorrência dos procedimentos ilegais na Secretaria de Saúde, como a aquisição superfaturada de respiradores, com o pagamento antecipado, além da omissão na adoção de medidas eficazes para enfrentar a pandemia do coronavírus no Estado.

A parlamentar cita no requerimento a incapacidade demonstrada pelo governo para gerir a saúde, o que se comprova através da permanente troca de secretários e do caos sentido na pele pela população e pelos profissionais de saúde, com a falta de medicamentos, alimentação, equipamentos de proteção (EPIs), suspensão das cirurgias eletivas, além da ausência de providências para abrir novos leitos em quantidade suficiente para atender os casos graves de Covid-19.

“Desde que assumiu, no final do ano de 2018, o governador Antônio Denarium nomeou seis secretários de Saúde. O primeiro deles, o médico Ailton Wanderley, deixou o cargo fazendo graves denúncias de corrupção sistêmica no setor, o que ensejou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que já constatou inúmeras irregularidades, mas que não foram suficientes para cessar as ilegalidades e o descaso contra a população. Tanto é verdade, que o quarto secretário exonerado, Allan Quadros Garcês, permaneceu apenas 43 dias no comando da Secretaria Estadual de Saúde e saiu denunciando a existência de corrupção e a interferência direta do governo para impedir a realizaç& atilde;o de auditoria nos processos”, relatou.

Yonny Pedroso observa ainda que a tragédia da pandemia do Coronavírus era anunciada e previsível, contudo, o Estado de Roraima não se preparou para enfrentar a doença e proteger sua população. “Roraima possui um respirador mecânico para cada 4.206 mil habitantes, segundo estatísticas do Datasus, um índice abaixo da média nacional”, criticou, lembrando ainda que o governo não vem orientando a população sobre o isolamento social, nem fazendo fiscalizações para conter as aglomerações.

Para completar a situação insustentável da Saúde, a deputada relatou no pedido ao presidente Jair Bolsonaro que no último dia 21 de abril chegaram ao Estado 50 respiradores de uma aquisição anterior e que até agora não foram instalados. “O governo está tão sem rumo, que nem a manutenção nos respiradores existentes no Hospital Geral de Roraima consegue fazer”, acrescentou.

“Enquanto isso, os casos de Covid-19 aumentam exponencialmente no Estado. No último boletim informativo do Governo, em 03 de maio de 2020, existiam 806 casos confirmados e 1.414 casos notificados, com 11 óbitos. Diante de toda essa situação é insustentável a manutenção da Saúde nas mãos do Governo Estadual que já comprovou em seu quase um ano e meio de mandato que não possui condições de gerir e melhorar a Saúde no Estado e muito menos de enfrentar a pandemia do coronavírus”, finalizou.

DILIGÊNCIA – Antes de protocolar o pedido de intervenção, a deputada Yonny Pedroso participou pela manhã de reunião da CPI da Saúde e esteve na sede da Secretaria de Saúde, em diligência, para averiguação dos processos efetuados em caráter emergencial, cujo acesso vinha sendo dificultado ao Poder Legislativo.